Compartilhe

Há pouco tempo o Instagram anunciou uma atualização que adicionaria automaticamente descrições de texto e atributos de imagem a imagens nas seções de feed, exploração e perfil do aplicativo. A ideia é que os usuários com problemas de visão possam obter informações sobre o que está em uma imagem.

Os usuários também podem adicionar seus próprios textos alternativos ou descrições de imagens às postagens, para que possam garantir que seus seguidores com deficiência visual não fiquem fora da diversão.

No entanto, com essa nova atualização, é importante que os usuários saibam não apenas quais são as descrições de texto alternativo e de imagem, mas também como as escrever.

De seguida irá ter acesso a um breve tutorial sobre como tornar as postagens do Instagram acessíveis para leitores de tela usando texto alternativo e descrições de imagens.

O que os leitores de tela podem ler?

Os leitores de tela podem ler quase tudo que é exibido em uma tela. Exemplos incluem:

  • Texto (em qualquer formato
  • Websites
  • Links
  • Menus
  • Fotos e gráficos com texto alternativo
  • Emojis
  • Teclados

Mas, existem algumas coisas que os leitores de tela não conseguem ler, como é o caso de:

  • Vídeos (embora a descrição em áudio exista)
  • Imagens ou gráficos sem texto alternativo ou descrições de imagens
  • Determinados aplicativos baseados em imagens
  • Texto em uma foto sem texto alternativo

Os leitores de tela precisam de um pouco de ajuda para poder ler informações, então é nesse ponto que os usuários entram e escrevem suas próprias descrições de texto e imagem alt para que o leitor de tela tenha algo para ler.

Em seguida, aprenderemos a escrever texto alternativo para suas postagens no Instagram para que os usuários de leitores de tela possam saber o que está acontecendo.

 

 

Como escrever texto alternativo para suas postagens no Instagram

Tal como já percebeu, os textos alternativos do Instagram permitem que usuários com problemas de visão possam acompanhar as suas imagens.

E, embora os mesmos não consigam ler hashtags para fotos, isso não quer dizer que você não as possa inserir para dinamizar as suas postagens.

De seguida veja nossas dicas para escrever um bom alt text.

1 – Explique o que está na foto

Imagine que alguém está sentado ao seu lado enquanto você rola pelo Instagram, e eles apontam para uma foto e perguntam o que é.

As possibilidades são, você vai dar-lhes uma descrição de uma ou duas frases que é perfeita para escrever como texto alternativo.

2 – Escreva qualquer texto importante

Existe um sinal na foto ou é uma captura de tela de um artigo? Escreva qualquer texto importante que esteja na foto que alguém notaria ou desejaria ler.

Se há um quadro de avisos no fundo da foto do seu grupo que uma pessoa com visão não notaria, você não precisa mencioná-la, mas se todos estiverem reunidos ao redor do outdoor para tirar uma foto, escreva o que o quadro diz e como é que se parece.

3 – Posso mencionar cores na minha descrição?

Não tenha medo de compartilhar as cores de uma foto, se a cor for importante.

No entanto, não seja pego tentando explicar que cor é para alguém que não pode vê-lo. Uma foto pode ser descrita como em preto e branco, com cores quentes ou frias, ou com uma determinada cor.

Alguém vestindo roupas que são o foco principal da foto pode escrever que eles estão usando um vestido de renda preto e branco com brincos amarelos.

4 – Identificando quem está na foto

Para contas pessoais do Instagram, eu escrevia os nomes das pessoas que estavam na foto para a primeira parte da descrição, depois descrevia a configuração da foto.

Para contas do Instagram de negócios que usam modelos ou onde a descrição é importante, eu escrevia uma descrição simples que inclui informações como tom de pele, gênero, cor / estilo de cabelo, o que elas estão usando e quaisquer outras características ou expressões interessantes.

5 – Conheça seu público

As contas do Instagram para tópicos como moda, fotografia e design de interiores terão descrições mais detalhadas do que a conta pessoal de alguém que é seguida por um punhado de familiares e amigos.

Mesmo que não pareça que você tenha seguidores com deficiência visual, nunca sabe quem pode desenvolver problemas com a visão ou se alguém pode estar escondendo uma condição sua, já que nem todas as deficiências visuais são facilmente percebidas.

Cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de perda de visão, e espera-se que este número continue a crescer com a população idosa.

Sabendo como escrever textos alternativos e descrições de imagens para posts no Instagram, pessoas e empresas podem garantir que aqueles que têm deficiências visuais não sejam excluídos de apreciar o que eles têm para compartilhar.


Compartilhe