Compartilhe

Hoje, qualquer pessoa pode gravar vídeos em 4K, e pelos mais diversos motivos. Logo, é importante escolher bem um cartão SD para gravar vídeos em uma resolução tão alta. Nesse post, vamos mostrar o que você precisa saber para fazer uma boa compra

 

 

 

Qual cartão SD comprar para capturar vídeos em 4K

 

Os cartões SD são muito populares por serem versáteis, fáceis de usar, duradouros, retro compatíveis, compactos, com grande espaço de armazenamento e relativamente acessíveis.

Usamos o termo SD para facilitar as coisas, mas dentro dessa denominação coexistem vários formatos, tipos e classificações. No que se refere às dimensões e peso, encontramos os seguintes formatos:

 

SD (32x24x2,1 mm, 2 g)
MINISD (21,5x20x1,4 mm, 0,8 g)
MICROSD (15x11x1 mm, 0,25 g)

 

O microSD é o formato mais comum da atualidade, principalmente pela sua versatilidade Mas antes da compra de um modelo de cartão, verifique suas dimensões e se o formato inclui um adaptador para outros formatos.

 

 

 

Capacidade de armazenamento é uma questão de orçamento

 

Existem três tipos de cartão entre os formatos mais populares: SD, SDHC e SDXC, e isso pode ser comprovado simplesmente olhando para a superfície do cartão. A diferença entre cada formato está na capacidade máxima de armazenamento que ele pode alcançar, um detalhe considerado crucial para quem precisa de um cartão de memória para gravar vídeos em 4K. A saber:

 

SD (1999, 1.0): 1 MB – 4 GB 12,5-25 MB/s
SDHC (2006, 2.0): 2 – 32 GB 12,5-104 MB/s
SDXC (2009, 4.0 – UHS-I y UHS-II): 32 GB – 2 TB 156-312 MB/s

 

Ou seja, pelo volume que um vídeo 4K ocupa, a sua escolha deve ser um cartão SDXC. A capacidade de armazenamento vai depender do quanto o seu dispositivo e orçamento vão permitir, mas escolher um cartão de 128 GB é um bom ponto de partida.

 

 

 

Velocidade mínima tem que ser UHS-I U1

 

A velocidade dos cartões é determinada pelo Speed Class, uma classificação elaborada pela SD Association. Esse número vem indicado dentro de um círculo no cartão de memória, e informa a velocidade mínima (em MB/s) de gravação do cartão.

A seguir, a relação da velocidade mínima com as classes que encontramos no mercado:

 

CLASSE 2: 2 MB/s
CLASSE 4: 4 MB/s
CLASSE 6: 6 MB/s
CLASSE 8: 8 MB/s
CLASSE 10: 10 MB/s

 

Essa classificação é importante por vários motivos. Primeiro, para capturar vídeos em 4K, esse cartão precisa ter alta velocidade de gravação, pelo já destacado elevado volume de dados. Alguns modelos de cartão de memória oferecem informações sobre a velocidade máxima de leitura e gravação, mas é preciso tomar cuidado com esses números pois são valores de picos pontuais e temporários, e não uma velocidade média.

Por outro lado, os cartões SDHC e SDXC oferecem uma nova classe de velocidade, a UHS Speed Class, referência que também pode ser encontrada na superfície do cartão de memória. De acordo com a SD Association, estas são as velocidades MÍNIMAS que podemos esperar com esses cartões:

 

UHS-I Clase 1 (U1): 10 MB/s
UHS-I Clase 3 (U3): 30 MB/s

 

A velocidade máxima teórica na U1 é de 50 MB/s e na U3 é de 104 MB/s. Os recém lançados novos cartões UHS-II Classe 3 podem alcançar velocidades de transferência de até 312 MB/s, mas são raros no mercado, especialmente no formato microSD.

A SD Association ampliou recentemente as especificações técnicas dos cartões com mais duas variáveis:

 

– Application Perforamance Class (APC): faz referência ao cartão adequado para armazenamento de dados de aplicativos ou aplicativos. Garante velocidades de leitura e gravação em modo aleatório ou sequencial adequados para a execução de aplicativos.

– Video Speed Class (VSC): cartão adequado para gravar vídeos em 4K, 8K ou 360 graus, além de permitir a gravação simultânea de vários arquivos. São representados com símbolos que vão de V6 até V90, com velocidades de 6 MBs (V6) a 90 MB/s (V90), esta última recomendada para gravação de vídeos em 8K.

 

 

 

Ou seja, se você quer um cartão SD para capturar vídeos em 4K, você precisa de (no mínimo) um cartão Classe 10 UHS-I U1 com V10 Video Speed Class.

Porém, se o dispositivo em questão é uma câmera, vale a pena prestar atenção em outros sistemas de armazenamento muito além do SD, como os cartões compact flash ou cartões XQD, que contam com maior velocidade de transferência.


Compartilhe