Mais cedo ou mais tarde você vai comprar uma TV nova. E esse é um mercado que não para de crescer, o que gera muitas dúvidas nos potenciais compradores.

Esse post pode ajudar na compra da TV ideal para o seu perfil de uso.

 

 

Televisores entre 24 e 38 polegadas

 

 

Para quem quer ter uma TV para o escritório de casa ou na cozinha, o tamanho ideal é entre 20 e 28 polegadas. E falo aqui de espaços pequenos, com no máximo 10 metros quadrados. Nesses espaços, o uso da TV é moderado. Se você vai olhar muito para a tela, talvez seja melhor comprar uma TV com um tamanho maior.

Aqui, falamos de TVs entre 30 a 30 polegadas, para salas pequenas. A regra dos 4.5 cm por polegada pode servir para orientar sobre a distância ideal da tela para a TV.

É claro que o preço é relevante. TVs menores são mais baratas. Por outro lado, isso pode resultar em imagens de pior qualidade. Leve em consideração que hoje temos mais conteúdos em resolução HD, e dê prioridade para isso.

Fato é que as TVs não param de crescer em tamanho. Antes, uma TV de 40 polegadas era considerada grande; agora, pode ser insuficiente para muita gente.

 

 

Televisores entre 40 e 50 polegadas

 

 

Também não será surpresa se, em um futuro muito próximo, este intervalo será considerado o padrão para as TVs nas salas de casa.

40 polegadas era um tamanho enorme, mas os tempos mudaram. Muitos lares já contam com TVs de 40, 42 ou 43 polegadas, e muitas das novas TVs são mais leves para colocar na parede de casa.

TVs com esse tamanho de tela já suportam a resolução 4K, e são ideais para salas de tamanho médio/grande, e um uso mais frequente que o alcance anterior. Se bem que o conteúdo em HD, Full HD e 4K está quase reservado a séries e filmes.

Para as TVs de 50 polegadas, é óbvio que você precisa de uma sala maior e um maior orçamento para a aquisição do produto. A diferença de preço pode ser notável. Mesmo assim, podem ser TVs bem econômicas em relação ao que oferece.

 

 

Televisores entre 55 e 80 polegadas

 

 

São descomunais, mas seguem a tendência das pessoas em comprar telas cada vez maiores.

TVs de 55 polegadas ou mais oferecem uma experiência muito mais imersiva que os modelos menores, especialmente em eventos esportivos. Porém, os preços são muito mais elevados, e são modelos que ocupam bem mais espaço. Apenas quem tem uma casa grande pode aproveitar dessas TVs. Se bem que qualquer amante do entretenimento gostaria de ter uma TV assim.

Nesse sentidos, TVs entre 75 e 80 polegadas são escolhidas pelas marcas para oferecer o conteúdo em 8K. Mesmo assim, muitos entendem que é uma loucura investir em uma TV com 8K em um momento onde ainda não existe uma adoção real ao 4K.

Os poucos conteúdos em 8K se diferenciam nos detalhes das cenas. Uma paisagem em 8K e altamente imersiva, com um resultado final impressionante.

Lembre que TVs entre 55 e 75 polegadas podem custar milhares de reais, e são focadas no público com maior potencial econômico.

 

 

Não é só o tamanho que importa

 

 

Muitos usuários entendem que uma tela maior não significa maior qualidade. O que realmente importa aqui é a resolução, e em como a tela vai trabalhar para processar a imagem em função desse tamanho.

Quanto maior a tela, mais difícil será encontrar um lugar para ela. Além disso, leve em consideração que a TV é um complemento, e não precisa dominar a sala da sua casa. Por isso, estabeleça um tamanho de TV que se encaixe no espaço que você tem.

A regra dos 4.5 cm por polegada é bem útil. Ou seja, a distância de meio metro para cada 10 polegadas de distância da TV. Na verdade, adicione um pouco mais para garantir a comodidade de visualização para aproveitar a densidade dos pixels e da resolução.

Em resumo: comprar uma TV não é tão fácil quanto parece. Antes de tomar uma decisão, o ideal é analisar os diversos fatores antes de comprar algo que se ajuste à sua necessidade e opções.