A internet está ficando cada vez mais simples com as redes sociais. E mais simples inclusive para ver memes, que é o que alimenta boa parte da internet de hoje. Mas nem sempre foi assim.

Quando tudo na internet era mato, os memes não existiam. E esse post serve para mostrar como foi difícil para que geeks velhos como eu capinar esse mato para vocês da geração Millennial brincar de forma livre e descontraída.

 

 

A vida antes dos memes

 

Nos primórdios da internet comercial, os usuários tinham que buscar a informação, criar as próprias imagens, fazer o download de músicas correndo o risco de morrer na tentativa entre um mar de vírus ou visitar vários sites para não morrer de tédio.

Era a internet antes das grandes redes sociais. E a gente até que vivia bem sem elas. E foi nesse tempo que os memes que você tanto ama nasceram.

 

 

4chan

 

O 4chan foi, na época, o bastião da internet de todo o mundo. Conhecido por muitos como “o lado B da internet”, ele viu nascer os primeiros memes virais. Muitos dos seus memes são utilizados até hoje.

O site nasceu em 2003, e basicamente era um mural de imagens onde os internautas podiam discutir e compartilhar animes. Porém, a página ganhou vida própria, e dele nasceu o grupo de ativistas virtuais conhecidos hoje como Anonymous.

 

 

ICQ

 

Os jovens só conhecem o ICQ porque o serviço renasceu das cinzas recentemente. Foi o primeiro grande aplicativo de troca de mensagens do mundo. É uma espécie de avô do WhatsApp: todo mundo usava.

 

 

Correio eletrônico

 

Aqui, destacamos o AOL, que era utilizado pelos internautas para mandar e receber e-mails sérios. Por outro lado, foi nessa época que nasceram as insuportáveis correntes, o spam e os primeiros memes foram viralizados.

 

 

Blogs

 

Era onde todo mundo dava a sua opinião sobre tudo antes do Twitter ou Facebook existirem.

 

 

Downloads de músicas em P2P

 

Ares, eMule e Limewire eram dedicados aos downloads de músicas, vídeos e filmes. Era um festival de vírus que matou vários dos nossos computadores.

 

 

MSN Messenger

 

Era inigualável, até que WhatsApp, Skype, Telegram, Facebook Messenger e outros dominaram tudo. E ele caiu em esquecimento. Mas foi muito amado no passado por enviar emoticons para os nossos amigos.