Como enviar e receber arquivos via Bluetooth no smartphone

Compartilhe

Você não depende apenas da internet para transferir arquivos para outro usuário ou dispositivo. A conectividade Bluetooth é outra via prática e simples para essa tarefa na maioria dos smartphones.

Neste método, a internet é dispensável. Você usa a conectividade de dois smartphones Android para o envio e recebimento de arquivos. Basta ter os dois telefones próximos, e o processo de transferência é muito simples.

Vamos ver neste post como você pode enviar e receber arquivos no smartphone via Bluetooth.

 

 

 

Quais são as vantagens?

 

A principal vantagem é que o Bluetooth está disponível em todos os smartphones disponíveis no mercado.

Isso é mais importante do que não precisar contar com a internet para essa tarefa. O Bluetooth pode funcionar em qualquer lugar a qualquer momento, desde que os dispositivos estejam a uma distância inferior a 10 metros.

 

 

 

Requisitos para usar o Bluetooth para migrar arquivos

 

Além da conectividade Bluetooth no telefone, é preciso que o recurso esteja ativo. A melhor forma para verificar essa atividade é nos ajustes do dispositivo:

 

  1. Acesse as configurações.
  2. Selecione “dispositivos conectados” ou semelhante.
  3. Toque em Bluetooth.
  4. Ative a conectividade.

 

Também é possível ativar a conexão Bluetooth indo ao atalho rápido disponível na parte superior da interface do smartphone e selecionando o seu ícone. Lembrando que o receptor dos arquivos tem que ter o recurso ativo e deixar o telefone visível para outros dispositivos.

 

 

 

O que levar em consideração

 

A velocidade de envio dos arquivos Bluetooth não é tão rápida quanto aquela encontrada no WiFi, e os arquivos a serem enviados não podem ser muito pesados. Caso contrário, o procedimento pode apresentar erros de execução.

 

 

 

Como os arquivos são enviados?

 

O recurso de envio de arquivos via Bluetooth está totalmente integrado ao Android, de modo que qualquer telefone com este sistema operacional é compatível com ele.

Siga os passos abaixo:

 

  1. Abra o Administrador de Arquivos do smartphone ou o Google Files.
  2. Pressione de forma prolongada no ícone do arquivo a ser enviado.
  3. No menu que vai aparecer, toque em Compartilhar.
  4. Então, toque no ícone do Bluetooth para realizar o compartilhamento.

 

Você pode compartilhar via Bluetooth qualquer tipo de arquivo, como imagens, vídeos ou APK de aplicativo, sempre pelo mesmo processo.

 

 

 

Onde encontrar os arquivos recebidos?

 

Existem duas opções.

A primeira é acessar a pasta de downloads, dentro da pasta Bluetooth. Basta abrir o Administrador de Arquivos para localizar essa pasta.

A segunda opção é acessar esses arquivos dentro dos ajustes do Bluetooth, nas configurações do smartphone, com o procedimento abaixo:

 

  1. Acesse as configurações.
  2. Selecione “dispositivos conectados” ou semelhante.
  3. Clique em “Preferências de conexão”.
  4. Selecione “Arquivos recebidos”.

 

Aqui, serão visualizados todos os arquivos recebidos, com um histórico desses arquivos. Basta tocar em cada um deles para executá-los, tal e como você faria no Administrador de Arquivos do smartphone.


Compartilhe