Como entrar na Deep Web com segurança

Compartilhe

O termo Deep Web já apareceu algumas vezes aqui no TargetHD.net e em vários outros blogs e sites de tecnologia, mas para muita gente ficou diretamente associado a algumas atividades ilícitas e/ou ilegais. E no lugar de confundir ainda mais, quero simplificar. Esclarecer. E, quem sabe, indicar o início do caminho das pedras para quem por um acaso se interessar por esse universo.

 

 

 

Antes, vamos deixar claro que…

 

Eu sei que acontecem algumas coisas meio erradas na Deep Web… assim como acontece na internet que é visível para todo mundo. No mundo offline, então… tem tanta coisa errada, que eu poderia ficar horas escrevendo sobre isso.

Logo, algumas pessoas precisam parar de fazer a associação da Deep Web com algo exclusivamente ilegal e/ou ilícito. Tal e como acontece na internet visível e no mundo real, o que fazemos de legal ou ilegal nessa vida depende muito mais de nossas decisões e posturas individuais do que do envolvimento do meio.

E posso falar isso não apenas baseado na minha vida ou na vida da maioria das pessoas que eu conheço. Mas principalmente no simples fato que só vai usar a Deep Web os adultos (ou pelo menos deveria ser assim), que já contam com uma personalidade formada e não mais se influenciam pelo meio.

Pois bem, agora que acabou a lição de moral do chato e pedante blogueiro velho e gordo, vamos ao que interessa.

 

 

 

Como acessar a Deep Web com segurança

 

 

É evidente que você pode encontrar na Deep Web algumas das coisas mais desagradáveis e ilegais que você pode imaginar, mas é possível se esquivar de tudo isso. Lembrando que essa camada da internet que não pode ser encontrado com os métodos normais ou tradicionais nem mesmo recebe esse nome Deep Web de forma oficial (há quem chame essa área de Dark Web).

Suas páginas não aprecem nos motores de busca e nem podem ser acessadas com um simples clique em um link. É preciso adotar alguns procedimentos e utilizar alguns apps que permitem a visualização e acesso dos conteúdos ocultos.

Entrar na Deep Web não é algo tão emocionante quanto muitos de vocês podem imaginar. Sem falar que você pode deixar os seus dados expostos para pessoas que você COM CERTEZA não quer que saibam esses dados. Logo, pense umas dez vezes antes de prosseguir nessa ideia de acessar a internet oculta.

Então, antes que você corra para fazer o download do Tor (navegador para acessar os conteúdos da Deep Web) e entrar na Hidden Wiki (uma espécie de Wikipedia da internet oculta, que atua como uma das portas de entrada para os conteúdos presentes nela), tenha em mente que você precisa melhorar ainda mais a sua privacidade, pois ao mesmo tempo que você se esconde de boa parte do mundo, você fica exposto para olhos ainda mais aguçados.

A melhor coisa que você pode fazer antes de qualquer coisa é entrar nas opções de privacidade e segurança do seu dispositivo e desativar as permissões de acesso à câmera, microfone e localização. A regra aqui vale para qualquer sistema operacional ou tipo de dispositivo que será utilizado para acessar a Deep Web.

Com todos esses itens já desativados, outro procedimento muito recomendado pode ser feito dentro do navegador Tor, que é o uso sempre no modo anônimo. Dessa forma, você se protege ainda mais dos cookies e de qualquer outro usuário que pode seguir os seus rastros na web oculta.

Não são procedimentos infalíveis, já que os hackers são terríveis para descobrir formas para burlar os procedimentos de segurança, mas ao menos você estabelece algumas linhas de defesa que são importantes.

Em resumo: download do Tor, desativar as permissões e não deixar rastros. E use a Hidden Wiki para acessar conteúdos.

E boa sorte na Deep Web!


Compartilhe