Ter anos de fotos armazenadas pode resultar em um verdadeiro caos na hora de localizar imagens específicas. Recentemente passei por isso: precisava localizar fotos de 10 anos atrás ou mais, e perdi horas no processo.
Lição aprendida, lição compartilhada. Estou aqui para compartilhar o uso da tecnologia a favor da localização das fotos antigas. E a expressão que você procura é “reconhecimento de imagens por aprendizagem de máquina”.
Neste artigo, vou mostrar como você pode localizar imagens específicas apenas digitando palavras-chave relacionadas ao conteúdo da foto.
E para isso, o Google Fotos entra em ação para salvar vidas.
Google Fotos salvando vidas
O Google Fotos possui um mecanismo de busca avançada, que permite aos usuários localizar com facilidade imagens utilizando termos descritivos.
Por exemplo, se você digita palavras como “cachorro” ou “férias”, ele vai localizar as imagens relacionadas com esses termos. E isso vale para encontrar as fotos do passado.
Para maximizar a eficácia da pesquisa no Google Fotos, é recomendável usar palavras-chave específicas e detalhadas.
No lugar de usar palavras simples como “férias”, tente termos como “feriados em 2014” ou “praia 2014”, pois dessa forma você consegue refinar os resultados, principalmente na busca das fotos mais antigas.
De forma alternativa, você pode utilizar o recurso de reconhecimento facial do Google Fotos para localizar rapidamente as imagens de pessoas e animais.
É bem simples: o Google Fotos pode separar as imagens onde uma pessoa ou pet aparece nelas. Você pode localizar os retratos específicos a partir da organização automática estabelecida pela plataforma.
Você pode aproveitar o recurso para agrupar as fotos a partir das relações pessoais, tanto para mostrar fotos da atual namorada como para ocultar as imagens da ex-namorada, por exemplo.
Esses recursos são maneiras intuitivas e práticas do uso da Inteligência Artificial que, neste caso, em específico, está integrada ao Google Fotos.
Mas nada impede que você possa localizar essas imagens do passado com outras alternativas que não necessariamente contam com a IA como ferramenta.
O Gerenciador de Arquivos como alternativa
Caso as fotos não estejam disponíveis no Google Fotos, o uso de gerenciadores de arquivos pode ser uma solução para localizar as imagens mais antigas.
Aplicativos nativos ou o ‘Arquivos’ do Google permitem que os usuários naveguem pelas pastas do dispositivo e filtrem fotos por data, facilitando a localização de imagens mais antigas.
É claro que você não vai ter toda a praticidade que o Google Fotos oferece para procurar as imagens com simples palavras ou sentenças.
Mas ao menos você tem uma ferramenta de localização e armazenamento de imagens à sua mão, sem depender da internet o tempo todo para buscar as fotos.
Aliás, eu nem preciso dizer que você precisa sempre verificar qual é o espaço disponível na sua conta Google na hora de armazenar fotos em massa na nuvem.
Considere as limitações do armazenamento gratuito oferecido pela gigante de Mountain View, pois manter um backup regular de fotos sempre vai ocupar mais espaço do que o normal.
Neste caso, você tem duas alternativas:
- Ou paga por um espaço maior de armazenamento no Google Drive;
- Ou faz um backup offline de suas fotos em unidades de armazenamento, como HDs e SSDs.
Por fim, para localizar fotos antigas que podem estar em dispositivos diferentes, é aconselhável revisar todos os dispositivos utilizados ao longo dos anos.
Além disso, utilizar extensões de arquivo como ‘.jpg’ ou ‘.png’ na pesquisa pode ajudar a filtrar as imagens armazenadas.
Não descarte o cenário onde você vai acidentalmente excluir fotos na sua unidade de armazenamento ou na nuvem, o que pode complicar ainda mais a tarefa de encontrar as imagens mais antigas.
E até por isso que você precisa considerar a sério o investimento em um plano de backup na nuvem ou em unidades adicionais de armazenamento em formato físico, só para garantir que você não vai ter perdas irreparáveis das memórias mais importantes de sua vida.