Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como encontrar seus contatos no Bluesky

Como encontrar seus contatos no Bluesky

Compartilhe

O Bluesky, considerado por muitos a melhor alternativa ao finado Twitter, vem ganhando popularidade rapidamente, principalmente aqui no Brasil, depois dos recentes problemas que Elon Musk teve com o nosso país.

Em 2024, a plataforma já conta com mais de 22 milhões de usuários, um número expressivo, especialmente após a abertura para todos sem a necessidade de convites. Da mesma forma que aconteceu por aqui, alguns temas como as mudanças políticas nos Estados Unidos incentivaram a chegada de novos usuários ao Bluesky.

Neste artigo, vamos mostrar as alternativas disponíveis para que você encontre os seus amigos de outras redes sociais no Bluesky, para que sua transição para a nova plataforma seja um pouco mais tranquila.

 

Origens e propósito da rede social

Criado por Jack Dorsey, cofundador do Twitter, o Bluesky surgiu como um projeto interno para desenvolver um protocolo descentralizado.

Após a aquisição do Twitter por Elon Musk, o Bluesky tornou-se uma iniciativa independente, atraindo aqueles que desejavam uma alternativa menos centralizada e mais personalizável.

Embora tenha sido lançado em 2023, o Bluesky inicialmente exigia convites para acesso. Foi apenas em 2024 que a plataforma abriu suas portas para todos os interessados, facilitando o crescimento e consolidando sua base de usuários.

O Bluesky se destaca como uma plataforma voltada à liberdade de escolha, onde a personalização é prioridade.

Você não apenas pode escolher com quem quer conversar na rede social, mas escolhe os conteúdos que vai ler e a ordem de exibição das postagens.

Diferente do X, que segue um algoritmo que está voltado para os interesses de publicidade ou de monetização, o Bluesky exibe tudo na ordem de publicação, dando um sentido mais orgânico para a interação do usuário com a plataforma.

Para usuários descontentes com as mudanças no Twitter (X), o Bluesky oferece uma experiência familiar, mas com uma abordagem mais inovadora e inclusiva.

 

Similaridades e diferenças com o Twitter

O Bluesky possui uma interface muito semelhante ao antigo Twitter, o que facilita a transição para novos usuários.

No entanto, a grande diferença está na sua capacidade de personalização, entregando o poder do usuário em deixar a rede social do seu jeito.

Os usuários podem criar seus próprios algoritmos e feeds personalizados para a visualização de conteúdos publicados por outros usuários.

Os algoritmos pré-instalados podem ser removidos, permitindo configurações que atendem a necessidades individuais, como o feed exclusivo para mensagens em um determinado idioma ou sobre um determinado tópico.

A plataforma está se estruturando com um protocolo que permitirá a criação de uma plataforma totalmente independente, oferecendo uma visão mais democrática e descentralizada do uso das redes sociais.

 

Como encontrar contatos no Bluesky

Apesar da ausência de integração com a agenda de contatos, como ocorre no Instagram ou Facebook, há formas de localizar amigos no Bluesky:

  • Pesquisa manual: Use o mecanismo de busca do aplicativo para digitar nomes ou encontre amigos por meio de seguidores em comum.
  • Sky Follower Bridge: Uma extensão do navegador Chrome que identifica quais dos seus seguidores no Twitter (X) estão no Bluesky, permitindo recriar seu círculo social na nova plataforma.

O mais importante aqui é que você agora conta com uma alternativa ao finado Twitter para interação social, em um ambiente muito mais tranquilo e personalizado.

Para muitos, vale sim a pena ao menos conhecer o Bluesky. As chances de você se encontrar em uma rede social que lembra o Twitter dos bons temos são enormes.


Compartilhe