Há alguns anos, adquiri o Chromecast com Google TV e posso dizer que foi uma das melhores compras que já fiz em toda a minha vida como usuário de tecnologia.
Este dispositivo é barato, prático e me permite reproduzir conteúdo em 4K (se seu televisor suportar) a partir de qualquer dispositivo móvel. É claro que você não precisa depender do smartphone já que o Chromecast com Google TV conta com o seu prático controle remoto.
Ao longo desse tempo, tenho encontrado amigos e familiares com o mesmo dispositivo (ou outros aparelhos Android TV com configurações semelhantes) que não tinham total clareza sobre como configurá-lo da forma adequada para entregar o melhor desempenho possível.
Hoje, quero compartilhar como tenho configurado meu Google TV para extrair o máximo dele.
Configurando tela e som
O primeiro passo é configurar a resolução e taxa de atualização (4K 60Hz), pois já encontrei algumas TVs 4K configuradas em 1080p. Depois, faço o ajuste do HDR com o formato de faixa dinâmica como padrão, mas o pulo do gato nesse ajuste é o “Adaptar-se ao conteúdo”.
Alguns aplicativos ainda não funcionam bem com HDR no Android TV, então não faz sentido forçar o sistema a tentar reproduzir os seus conteúdos nesse formato. Deixando essa opção ativa, o Google TV alternará entre SDR e HDR conforme necessário.
Privacidade e atualizações
No quesito privacidade, desativo completamente a localização, pois a conexão à internet já revela onde nós estamos no mundo (abraços para você, Netflix).
Também monitoro atentamente quais aplicativos têm permissão de acesso ao microfone, pois esse é um recurso mais sensível. Não vou querer que a Paramount+ ouça minhas conversas mais picantes para ficar sugerindo “De Férias com o Ex” de forma não solicitada.
Quanto às atualizações, deixo tudo nos updates automáticos, pois os aplicativos do Google TV ocupam pouco espaço e, assim, sempre teremos a versão mais recente.
Controle do conteúdo
Por fim, configuro o controle do conteúdo multimídia, algo que pode ser ajustado dependendo do seu perfil (se você mora sozinho, se mora com outras pessoas etc.).
No meu caso, defino que ninguém, nem mesmo os usuários conectados à minha rede Wi-Fi, possa controlar o conteúdo que eu enviei para o Chromecast com Google TV.
Dicas finais
E é basicamente isso.
Espero que essas dicas ajudem você a aproveitar ao máximo seu Chromecast com Google TV. Esses ajustes são uma boa forma de começar a configurar o seu dispositivo.
A partir desse ponto, você pode realizar os ajustes que são mais adequados para as suas necessidades ou dentro da realidade doméstica.
Leve em consideração também que a qualidade de sua TV e da conexão de internet também entram nessa equação, e existe um limite para o Chromecast com Google TV oferecer uma experiência de streaming e TV via internet de qualidade.
Vale a pena considerar o investimento em soluções complementares para deixar o desempenho do dispositivo do Google ainda melhor, mas eu prometo falar sobre isso em outro artigo.