Perder o smartphone é um dos piores pesadelos de qualquer pessoa. Pior que isso, só o roubo do telefone. A quantidade de dados salvos nele é enorme, onde muitos podem entrar em pânico se a sua vida… ou melhor, se o seu smartphone parar nas mãos alheias.

Se isso acontecer, o primeiro passo sempre é bloquear o dispositivo via iCloud ou Google. Mesmo assim, ainda é possível alguém acessar suas contas e aplicativos sem um método de segurança ativado.

Sobre o WhatsApp, é possível encerrar a conta no serviço, para que ninguém pode usar ou espiar suas conversas. O problema é que não dá para o próprio usuário desativar a conta. É preciso pedir para o WhatsApp.

Primeiro, ligue para a sua operadora e relate que o seu telefone com o número cadastrado foi roubado ou perdido. Depois, mande um e-mail para support@whatsapp.com, com o assunto “Smartphone roubado/extraviado: por favor, desative a minha conta”, dessa forma.

No e-mail, adicione o número de telefone associado à sua conta, no formato internacional (exemplo: +5518123456789). De forma imediata, o WhatsApp vai desativar a sua conta temporariamente.

Para reativar a conta nesse número, recupere o seu número de telefone em outro SIM card e entre no WhatsApp. O app vai enviar um SMS para ativar a conta, como se fosse a primeira utilização.

Se a reativação não acontecer em menos de 30 dias, ela fica cancelada por completo. Enquanto ela estiver desativada, seus contatos podem seguir enviando mensagens, que serão visualizadas quando você ativar a conta novamente.