A Microsoft integrou uma nova função no Windows 11 que permite finalizar processos e aplicações diretamente pela barra de tarefas, o que é uma adição valiosa para a usabilidade do sistema operacional.
O recurso facilita a vida dos usuários que precisam de produtividade e economia de tempo no uso do Windows, pois oferece uma forma rápida e direta de encerrar processos e aplicativos.
Para os usuários mais produtivos, esse é um recurso que cai como uma luva. Por isso, vale a pena mostrar neste artigo como você pode ativar essa função no Windows 11.
Simplificando tudo
Entre tantas mudanças que a Microsoft aplicou no Windows, essa é uma das mais interessantes e elogiadas.
Antes, o usuário era obrigado a executar o “Administrador de Tarefas” para finalizar qualquer programa ou tarefa, o que envolvia múltiplos passos.
Com a nova função, basta clicar com o botão direito sobre o ícone na barra de tarefas e selecionar “Finalizar Tarefa”.
Simples assim.
O novo recurso reduz a necessidade de interações complexas com o sistema operacional, tornando o Windows mais acessível para todos os tipos de usuários.
Sem falar na economia de tempo que você ganha na redução de comandos a serem acionados.
A função foi testada e funciona perfeitamente. O único ponto de observação é que o usuário precisa ativar essa funcionalidade no Windows 11 antes de começar a utilizar de forma efetiva o novo recurso.
E é isso o que vou mostrar para você a partir de agora.
Como ativar o novo recurso
Os passos para ativar o recurso para finalizar de forma rápida os aplicativos e tarefas no Windows 11 são bem simples, e qualquer usuário pode realizar essa configuração sem maiores problemas.
Faça o seguinte:
- Abra o menu de configurações do Windows 11.
- Entre em “Sistema”.
- Agora vamos para a seção “Para programadores”.
- Ativamos a opção “Concluir tarefa”.
Dicas adicionais
Pode acontecer do aplicativo que você quer encerrar não aparecer na barra de tarefas no Windows. Neste caso, você precisa utilizar o método tradicional via “Administrador de Tarefas”.
Se um aplicativo está em tela cheia e não permite acesso à barra de tarefas, use “Alt + Tab” para alternar entre janelas. Outra alternativa é usar a combinação “Alt + Enter” para alternar entre modos de janela e tela cheia.
O novo recurso do Windows possui algumas limitações. Afinal de contas… Microsoft!
A função não vai funcionar para os softwares que não exibem um ícone na barra de tarefas antes de travar. Nesses casos, o “Administrador de Tarefas” ainda é a única solução válida.
Mas ter uma função que pelo menos funciona em alguns aplicativos já é uma grande vantagem para os usuários que precisam economizar algum tempo no uso do Windows.
Via Tom’s Hardware