O WhatsApp adiciona de tempos em tempos vários recursos para deixar a experiência de uso bem completa. Em alguns casos, além de completa, a experiência é quase irritante. Mas faz parte de uma experiência mais segura e mais completa para todos.

Primeiro, foram os dois tracinhos que notifica o usuário quando a outra pessoa recebeu a mensagem que você enviou. Depois, os polêmicos dois tracinhos azuis que informam quando a outra pessoa leu a sua mensagem (e isso gera brigas e discórdia até hoje).

Agora, temos a notificação que uma determinada mensagem que você recebeu de um usuário foi ‘encaminhada’, ou seja, a pessoa recebeu de alguém e repassou. A medida aqui é combater as famigeradas Fake News.

Funcionou? Olha, baseado nos resultados das eleições 2018 no Brasil… não!

Mas é possível encaminhar uma mensagem que você recebeu no WhatsApp sem a notificação de ‘re-enviado’.

 

Como isso é possível?

É uma forma vintage, mas funciona. Porque em alguns momentos as soluções de problemas complexos são bem simples, e este é um dos casos. E a solução aqui é o famoso ‘copy + paste’ para compartilhar as mentiras e verdades da internet que você recebe todos os dias.

Basta manter pressionado na mensagem em questão e clique em copiar. Pronto. Depois, vai na conversa onde você quer enviar a mensagem, mantém o dedo no quadro de escrita, e clique em colar.

No caso das imagens, no iPhone é possível manter pressionado o dedo na foto e clicar em copiar, mas no Android essa opção não existe. Então, você abre a imagem em questão, clique no menu de três pontos e abra a imagem na galeria do dispositivo. A partir daí, você pode compartilhar a foto para a conversa que você quiser, sem que apareça a notificação de mensagem re-enviada.

Pronto. Assim, você pode encaminhar a mensagem quantas vezes você quiser, e sem que o WhatsApp denuncie que você está compartilhando uma Fake News que você recebeu de algum amigo ou familiar desavisado.