Se você é um usuário de um smartphone Android, com certeza já teve que encarar os irritantes aplicativos que estão pré-instalados no dispositivo como padrão, especialmente se o seu telefone foi adquirido em uma operadora. O grande problema do bloatware é ocupar um importante espaço de armazenamento do dispositivo, além das atualizações constantes e da inutilidade na sua vida.

E o que é pior: em muitos casos, esses aplicativos não podem ser desinstalados.

Nesse post, explicamos como você pode se livrar da maioria desses apps. Vale a pena mencionar que existem métodos mais completos para apagar aplicativos por completo dos smartphones, mas por causa da natureza de tais métodos, é necessário ter um conhecimento muito amplo sobre a parte técnica do processo, e em mãos erradas, tais procedimentos podem resultar em perda de garantia do dispositivo, ou pior: um caro peso de papel na sua mão.

Não recomendamos que você utilize alternativas que colocam em risco o seu dispositivo apenas para liberar espaço. O método desse post é a forma mais simples para liberar todo o espaço possível que esses aplicativos ocupam, e sem colocar o seu dispositivo em risco.

 

 

Tão simples quanto respirar

 

Com certeza você tentou remover esses aplicativos e não teve sucesso. Alguns deles estão completamente relacionados ao funcionamento do sistema operacional. E, apesar de parecerem completamente intocáveis, existem formas de liberar algum espaço o ocupado por eles.

Primeiro, vá em Ajustes > Aplicativos e Notificações > Aplicativos. Depois, vá na lista de aplicativos instalados no seu smartphone. Selecione apenas aqueles que você deseja desabilitar.

Uma vez selecionados, vá na opção para desabilitar ou desinstalar o aplicativo, que vai aparecer no lado superior esquerdo. Vale mencionar que, ainda que apareça a opção de desinstalação, muitos dos aplicativos só serão revertidos para a sua versão de fábrica. Mas vai eliminar todas as suas atualizações do dispositivo. Além disso, você pode forçar a parada da execução do mesmo, para que ele não ocupe recursos do sistema.

Uma vez desabilitado e forçada a parada do aplicativo, você agora pode apagar os seus dados. Entre em Armazenamento e apague todas as atualizações e dados, assim como a memória cache.

Pronto. O aplicativo pode até continuar no seu telefone, mas ele não vai ocupar recursos e vai ocupar menos espaço de armazenamento.