Como eliminar o vírus Stagefright no smartphone Android

Compartilhe

A imensa maioria dos smartphones disponíveis no mercado nesse momento contam com o sistema operacional Android. E isso torna os seus dispositivos alvos em potencial de vírus e ameaças.

E é importante que você saiba que os vírus em telefones Android podem infectar o seu equipamento sem que você faça a menor e mais vaga ideia que isso está acontecendo. Por isso, é fundamental que você saiba qual é a maneira correta para eliminar vírus, malwares e ameaças virtuais para manter a segurança do seu dispositivo intacta (ou o mais próximo disso).

 

 

 

Esse é o grande problema do código aberto

 

 

O Android faz com que a vida de todos (do fabricante até o usuário final, passando é claro pelos desenvolvedores de software e ciber criminosos) seja muito mais fácil, já que estamos falando de um sistema operacional de código aberto.

O problema aqui é que, dentro da lista de todas as pessoas que se beneficiam disso, estão aquelas que desenvolvem os malwares. E esse grupo de pessoas não contam com objetivos muito nobres quando tentam acessar as entranhas do seu dispositivo.

A maioria dos malwares que podem infectar o seu equipamento chegam quando você visita páginas que fazem o download automático do software ameaçador no exato instante em que você clica no link que alguém manda para você via WhatsApp ou por e-mail. Esta é a forma mais comum para infectar um dispositivo Android. Porém, não é a única.

Infelizmente, existe um tipo de malware que pode infectar o seu dispositivo Android sem que você tenha feito nada de errado. Basta receber uma mensagem de texto ou e-mail e pronto: você nem precisa abrir ou ler o conteúdo da mensagem, muito menos clicar em qualquer link.

Esse tipo de ataque se chama Stagefright, e apesar de existirem maneiras de descobrir que o seu equipamento pode estar infectado, isso pode ser algo complicado de se fazer. É importante que você fique atento ao desgaste de bateria do seu dispositivo, pois se ela gastar mais rápido que o normal ou se o seu dispositivo fica quente demais, estes podem ser sintomas que indicam a presença de um malware no seu smartphone.

 

 

 

O que você pode fazer para eliminar um vírus desse tipo por completo?

 

A resposta pode não agradar a muitos leitores, mas… a única forma de garantir que eliminou por completo esse tipo de vírus é restaurando o seu smartphone para as configurações de fábrica. Mas antes disso, certifique-se de fazer o backup de suas fotos e vídeos em algum PC ou serviço de armazenamento na nuvem.

Apenas a formatação completa do telefone elimina qualquer rastro do Stagefright, e o seu dispositivo deve voltar a funcionar como se ele estivesse novo em folha.


Compartilhe