Compartilhe

Se você se cansou de Mark Zuckerberg e de tudo o que o Facebook fez com os dados na rede social (acabando com a sua privacidade) ao longo de 2018, você pode fazer um favor para você mesmo: eliminar Mark Zuckerberg da sua vida.

Não existe uma saída em massa do Facebook, mas com certeza você conhece alguém que quer ou já apagou a sua conta na rede social. Eu já fiz um post explicando o passo a passo desse processo, mesmo sabendo que nem todo mundo pode apagar a sua conta por causa de todas as conexões que possui na rede social.

Mas saiba que, para você se livrar de vez de Mark Zuckerberg, sair do Facebook não basta. Você precisa eliminar também o Messenger, o WhatsApp e o Instagram. E você precisa primeiro definir se vale a pena cometer tantas eliminações digitais.

Agora, se a sua única saída é sair desses serviços, esse post mostra como fazer. Em cada serviço.

 

 

Como apagar uma conta do Facebook

Primeiro, faça o download dos seus dados na rede social (fotos, vídeos, contatos e comentários). Vá na ferramenta de downloads das suas informações, selecione todas as categorias e inicie o processo. O Facebook vai gerar um arquivo que será enviado para você.

Essa parte do processo pode demorar vários dias, já que muita gente pode estar fazendo o mesmo, apesar de tudo ser automatizado. Depois dos arquivos descarregados, vá nas Configurações, e na área de Administração de sua conta, escolha o item Desativar a conta.

O Facebook não permite a eliminação direta, e você precisa escolher essa opção manualmente. O último passo resulta na eliminação das informações de sua conta, incluindo as conversas no Messenger.

 

 

Como apagar uma conta do Facebook Messenger

Desativar a sua conta do Facebook não vai eliminar o acesso ao Messenger. Para desativar esse recurso em específico, a partir do seu smartphone, abra o aplicativo, toque na foto de perfil > Privacidade > Desativar Messenger. Digite a sua senha mais uma vez e clique no botão Desativar.

 

 

Como apagar uma conta do WhatsApp

O WhatsApp compartilha dados com o Facebook, goste você ou não e mesmo com as mensagem com cifragem ponta a ponta. Alguns tipos de dados sobre você são conhecidos pela rede social, como o número de telefone da sua conta que está relacionado com outras bases de dados.

Para apagar a sua conta do WhatsApp, você antes precisa exportar os seus dados (ele não vai exportar fotos ou vídeos, que estão cifrados em cada conversa). Vá em Configurações > Conta > Solicitar Informações da Minha Conta > Solicitar relatório.

Para salvar todo o conteúdo (fotos, vídeos, documentos, etc) de uma conversa, é preciso ir um a um e selecionar o botão de Menu > Mais > Exportar Chat > Incluir multimídia. O limite do WhatsApp é de 10 mil mensagens por exportação com fotos e vídeos. Se é apenas as mensagens de texto, são 40.000 mensagens exportadas.

Depois do backup, é só proceder com o procedimento de eliminação de conta, que está disponível na tela de Configurações.

 

 

Como apagar uma conta do Instagram

Você pode apagar a sua conta a partir do aplicativo para smartphones ou pelo site web, e o processo é mais fácil ou mais rápido.

Antes, faça a cópia dos seus dados em Perfil > Configuração > Download de Dados > Digite o seu e-mail > Solicite o Download.

Para desativar a sua conta sem eliminar os dados, vá no site do Instagram > Perfil > Editar Perfil > Desativar a minha conta temporariamente > selecione o motivo para a desativação > Desabilitar temporariamente a conta.

Para apagar a conta por completo (incluindo as fotos, vídeos, comentários, likes e todas as informações sobre o seu perfil), pode clicar nesse link.

 

 

Evite que o Facebook siga você

Apagar as contas do Facebook e os demais aplicativos são apenas passos. Muitas informações suas são utilizadas e coletadas de outros sites, que instalam um código para oferecer certas opções, como comentários em notícias ou botões para compartilhamento de páginas.

Tais códigos também coletam a sua informação do navegador, agregando a um perfil que, ainda que não esteja identificado, a rede social vai saber quem você é, mesmo que a indicação não seja explícita.

Por isso, é importante instalar nos navegadores um bloqueador de rastreador. Dois dos melhores são o uBlock Origin (Chrome, Firefox, Safari) e o Ghostery (também com Edge, IE e Opera. Nos dispositivos móveis, o Firefox Focus Brave é compatível com todas as plataformas de smartphones e portáteis.


Compartilhe