TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como eliminar a visualização prévia dos aplicativos recentes no Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como eliminar a visualização prévia dos aplicativos recentes no Android

Como eliminar a visualização prévia dos aplicativos recentes no Android

Compartilhe

Muitos usuários estão cada vez mais preocupados com as questões de privacidade nos seus smartphones, e o Android continua a integrar mais novidades para potenciar esse aspecto. Os aplicativos estão mais controlados do que nunca, e hoje podemos gerenciar de forma individual as permissões concedidas.

Porém, ainda assim, alguns aspectos importantes passam desapercebidos, e vale a pena dar uma olhada no recurso que permite ocultar a visualização prévia dos aplicativos que utilizamos recentemente nos smartphones Android. Isso evita que olhares alheios fiquem sabendo como foi o seu comportamento no dispositivo, ou os conteúdos que você recebeu naquele momento.

Ter a praticidade dos aplicativos recentes é algo muito útil para muitos usuários que querem trabalhar rapidamente com diferentes informações ou aplicativos. Caso contrário, teríamos que voltar à página principal de apps instalados no smartphone e executar novamente o software em questão.

Porém, muitos não querem que todos os aplicativos recém abertos sejam exibidos de forma prévia na tela, pelos mais diferentes motivos (que não entram em discussão neste post). Já pensou se o seu smartphone para nas mãos daquele sobrinho pequeno ou do seu neto e tem acesso a conteúdos impróprios e inadequados para ele?

É o seu smartphone estragando o Natal de alguém (ou da família inteira, dependendo do conteúdo).

 

 

 

Como ativar o recurso que oculta os apps recentes

 

O processo de ativação do bloqueio das visualizações prévias dos aplicativos recentes é bem simples. Tal e como acontece com toda opção de privacidade em qualquer dispositivo de tecnologia, vamos encontrar essa funcionalidade dentro do seu menu correspondente.

 

1) Entre em Ajustes > Privacidade.
2) Acesse a opção “Visualização prévia de aplicativos recentes”, que é onde está o recurso que marca os aplicativos que não devem receber a funcionalidade.
3) Uma vez dentro desse recurso, desative a função que habilita a funcionalidade.
4) Então, desmarque os aplicativos que você NÃO QUER que as notificações fiquem habilitadas. Selecione cada app que se apresenta na lista.

 

Os aplicativos que foram desmarcados pelo recurso, ou seja, que não vão receber o recurso de visualização prévia, receberão uma espécie de “borrão”, que vai impedir que o conteúdo recente daquele app possa ser visualizado de forma antecipada. Para acessar aquele conteúdo, o usuário terá que desbloquear o dispositivo, o que teoricamente obriga o uso do padrão de desbloqueio ou a leitura biométrica para obter acesso à informação.

 

 

Essa é uma funcionalidade muito útil para manter uma maior privacidade para os usuários que lidam com dados sensíveis no smartphone, ou para quem não quer que outras pessoas saibam quais são as suas diversas interações ocorridas no dispositivo.

Sendo mais específico: quando você usa o WhatsApp e tem diversas conversas recentes (algumas delas particulares e comprometedoras), e não quer que outras pessoas saibam quem está mandando mensagens para você. Se alguém pega o seu smartphone e passar pelos apps recentes, não poderá ver o seu conteúdo.

Se você quer que tudo volte ao normal ou não precisa mais ocultar os conteúdos recentes, basta refazer os passos descritos nesse post e marcar novamente os aplicativos previamente desmarcados, e tais apps voltam a exibir as visualizações prévias no dispositivo.


Compartilhe