Como eliminar a memória cache do WhatsApp | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como eliminar a memória cache do WhatsApp | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como eliminar a memória cache do WhatsApp

Como eliminar a memória cache do WhatsApp

Compartilhe

Você já teve aquela impressão que o WhatsApp trava de vez em quando, com congelamentos, travamentos e outros problemas que, de forma eventual, pode resultar em uma experiência de uso mais deficiente.

Algo relativamente normal, uma vez que esse é um dos aplicativos mais utilizados em qualquer smarpthone disponível no mercado. Logo, é importante entender que esses apps acumulam vários resíduos de arquivos e configurações, e uma limpeza é necessária de tempos em tempos.

Se você perceber que o seu WhatsApp perdeu desempenho, prejudicando a execução de algumas ações dentro do aplicativo, chegou a hora de verificar como está a memória cache do aplicativo, para providenciar uma eventual limpeza da mesma.

Mas antes, vamos explicar rapidamente o que é essa tal memória cache e para que exatamente ela serve.

 

 

 

É preciso levar em consideração a memória cache

 

Antes de qualquer coisa, vamos revisar o que é essa tal memória cache.

Traduzindo para uma linguagem que qualquer ser humano consegue entender, a memória cache é uma espécie de lixo eletrônico que está presente no aplicativo, e que fica se acumulando de acordo com o uso que você dá para a mesma. Tem o mesmo efeito prático quando a sua casa fica tão cheia de lixo que você não consegue mais sentar no sofá da sala para assistir ao jogo de futebol diante da TV.

Pense em como sua vida fica complicada em um cenário como esse.

Ou seja, para você fazer um pleno uso de sua casa e assistir ao jogo Capivariano vs Friburguense no sábado à noite (mostrando para o mundo que você não tem vida social alguma), é importante retirar o lixo que está acumulado no sofá, impedindo o seu acesso à televisão.

A mesma coisa acontece no WhatsApp: para seguir enviando memes e nudes sem maiores problemas, é preciso eliminar o lixo eletrônico e residual de todas as conversas que você manteve no aplicativo. E esse problema pode ser tão grande que, em alguns casos, você não consegue sequer abrir um chat dentro do aplicativo.

 

 

 

Como eliminar a memória cache do WhatsApp

 

Vamos ver a partir de agora como você pode eliminar o cache do WhatsApp, o que vai permitir que o aplicativo de mensagens instantâneas volte a funcionar da maneira correta.

1) No seu smartphone, abra o aplicativos de Configurações
2) Uma vez dentro dele, entre na opção de Armazenamento
3) Em Armazenamento, abra a aba de Outros Aplicativos.
4) Selecione o WhatsApp e, depois, selecione o item Apagar Memória Cache

 

Assim, você elimina de forma definitiva a memória cache do aplicativo, que vai retornar ao estado onde ele funcionava perfeitamente. Você pode repetir o processo sempre que você sentir que o WhatsApp (ou qualquer outro aplicativo instalado no seu smartphone) deixa de funcionar como deveria, pois tal comportamento indica que ele está acumulando memória cache em demasia novamente.

É importante lembrar também que o bom desempenho do WhatsApp depende da prática em manter o aplicativo devidamente atualizado, pois dessa maneira também é possível corrigir eventuais erros e vulnerabilidades de uma versão anterior do app.

Tenha sempre em mente esses procedimentos, e você vai perceber que o seu WhatsApp vai sempre funcionar do jeito que você quer: com fluidez e eficiência.


Compartilhe