Compartilhe

Explicando.

Existe o WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, que funciona nos smartphones Android e iOS (e em outras plataformas menores) e completamente adaptado para os dispositivos móveis.

E existe o WhatsApp Web, a versão online do WhatsApp, pensada nos navegadores web e dispositivos com telas maiores, como computadores e tablets. É também a versão perfeita para quem quer aumentar a produtividade para um uso mais profissional, já que a agilidade de digitação em um teclado de um computador é muito maior do que aquela oferecida em um teclado virtual do smartphone.

O WhatsApp Web é bem útil para quem passa várias horas trabalhando no computador. Mas ele só é possível através da sincronização do smartphone com o desktop ou notebook. Em teoria, essa versão web só pode ser usada a partir de um computador, mas como a teoria pode ser quebrada a qualquer momento, existe um truque para utilizar essa versão a partir de um smartphone.

E, para variar, o truque nem é tão complicado de se realizar.

Para o truque dar certo, é preciso ter em mente que ele não pode ser feito a partir do celular onde você tem o WhatsApp instalado e com o cartão SIM da conta inserido, ou seja, para tudo funcionar, o uso de outro telefone é algo obrigatório.

 

 

 

Como usar o WhatsApp Web a partir do smartphone

 

 

Para sincronizar o WhatsApp Web com a conta do seu celular, você via precisar usar um código QR, e é isso que torna impossível o uso do recurso a partir do dispositivo cuja conta do WhatsApp está instalado e habilitado. Ou seja, você é obrigado a ter um segundo smartphone que não tem o aplicativo de mensagens instalado para usar a sua versão web.

É importante ter em mente que, ao entrar a partir do navegador do seu smartphone, automaticamente a página do WhatsApp Web fará o convite para o download do aplicativo para smartphones, já que o site detecta que estamos realizando o acesso a partir de um telefone móvel. E é isso que precisamos evitar para o truque dar certo.

Para acessar o WhatsApp Web sem que o site detecte que estamos fazendo isso a partir de um smartphone, é preciso acessar a página do serviço partir da versão para desktop do Chrome, clicando nos três pontos da parte superior direita e selecionar o modo de versão para computadores. Ao ativar o recurso, a página do WhatsApp Web vai exibir o código QR.

A partir desse ponto, o processo é o mesmo como se fosse em um desktop ou notebook. Selecione os três pontos no aplicativo do smartphone e selecione o item WhatsApp Web para escanear o código QRque aparece no outro dispositivo. Uma vez identificado o QR Code, o WhatsApp Web deve abrir no telefone alternativo e funcionar sem maiores problemas.

 

 

 

Por que usar o WhatsApp Web no smartphone?

 

A principal vantagem em usar o WhatsApp Web a partir do smartphone é que ele permite a abertura do mesmo chat nos dois dispositivos ao mesmo tempo, utilizando o mesmo número de telefone. Ou seja, o WhatsApp funciona em dois dispositivos diferentes, mesmo que na base da gambiarra. Tal função está disponível em outros aplicativos de mensagens, como é o caso do Telegram. Mas no WhatsApp, isso não é possível: pelo menos por enquanto, você só pode abrir as conversas apenas em um dispositivo.

Há quem diga que tal recurso só vai estar ativo no WhatsApp no futuro, que é imprevisível.


Compartilhe