Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como e por que usar o Solucionador de Problemas do Windows

Como e por que usar o Solucionador de Problemas do Windows

Compartilhe

Resolver problemas no Windows é algo mais fácil do que parece. Ou melhor, se tornou mais simples com o passar do tempo, já que a Microsoft possui uma ferramenta dedicada para essa tarefa.

A área do Windows responsável por resolver os problemas do sistema operacional evoluiu de forma considerável ao longo dos anos, e se tornou uma ferramenta efetiva nas suas últimas versões. Antes era um recurso meramente cosmético e limitado.

Neste artigo, mostramos como você pode resolver os problemas do Windows com o seu solucionador de problemas dedicado. Quem sabe você dispensa a visita do técnico e economiza uma grana.

 

Agora, ele realmente resolve problemas

O solucionador de problemas do Windows agora funciona de verdade. No passado, ele nunca resolveu nenhum problema que eu tive no sistema operacional.

A experiência ruim que eu e muitos usuários vivenciamos com essa área do sistema operacional no passado fez com que todo mundo perdesse a fé no recurso.

A maioria só voltou a tentar o recurso anos depois, pois as melhorias efetivas só chegaram com o Windows 10, com uma resolução de problemas do sistema mais rápida e eficiente.

Ou seja, a Microsoft melhorou a experiência do usuário com o recurso, o que fez com que muitos especialistas e produtores de conteúdo voltassem a recomendar o uso do solucionador de problemas do Windows.

Lembrando sempre que o recurso ainda não é capaz de produzir milagres, já que os problemas mais complexos do Windows ainda precisam passar por um técnico especializado.

Porém, o recurso está bom o suficiente para fazer a diferença em determinados casos. Ao menos vale a tentativa antes de chamar o técnico.

 

Como usar o recurso

É bem simples e acessível para qualquer usuário.

Faça o seguinte:

  1. Pressione a tecla Windows e digite “Configurações de solução de problemas”. Selecione o primeiro resultado.
  2. Agora, clique em “Outros solucionadores de problemas”.
  3. Isso nos levará a uma seção onde podemos clicar diretamente em diferentes opções para resolver problemas relacionados a som, impressoras, redes e Internet e muito mais.
  4. Execute o solucionador de problemas que você precisa, e deixe que o software conclua o processo no seu assistente.
  5. Caso algum problema tenha sido encontrado, ele será identificado ao final do processo, em que também podemos ver se ele foi resolvido ou não.

 

Quando e por que usar a ferramenta

Porque, afinal de contas, ela funciona.

A simplicidade do recurso é o que motiva o seu uso, já que ele pode funcionar de forma automática e muito rápida.

O solucionador de problemas pode ser muito útil no caso de problemas cuja origem não é identificada, ou nas falhas que afetam principalmente a rede, impressora, som ou atualizações do Windows.

É também a solução recomendada quando reiniciar o PC não resolve o problema, ou quando não temos a certeza sobre o que fazer para resolver a falha.

Outro momento recomendado para usar o solucionador de problemas é quando as falhas aparecem após fazer alterações na configuração, ou após a instalação de um novo software ou novos drivers.

Também podemos usar o solucionador de problemas para revisar casos anteriores usando o histórico do solucionador de problemas, onde os casos resolvidos aparecerão automaticamente.

Por fim, o recurso pode ser executado automaticamente quando necessário, ou para definir como preferencial para que o Windows avise antes de executá-lo.

Particularmente, essa última alternativa é a mais recomendada, principalmente para evitar surpresas ou interrupções que possam ocorrer quando o recurso está em modo de execução automática.


Compartilhe