TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como “dobrar” a autonomia de bateria no smartphone Android com um recurso “mágico” | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como “dobrar” a autonomia de bateria no smartphone Android com um recurso “mágico”

Como “dobrar” a autonomia de bateria no smartphone Android com um recurso “mágico”

Compartilhe

E quem aí não precisa de mais tempo com o smartphone Android funcionando?

Uma das sensações mais mutilantes que qualquer usuário de smartphone pode sentir é a “morte” do dispositivo antes do final do dia de trabalho por conta do fim da energia na bateria. E isso pode ser evitado, já que o sistema operacional do Google conta com diversas funções que podem gerenciar melhor o consumo energético no dispositivo.

Porém, um dos recursos escondidos no Android pode resultar em uma economia de energia extrema no dispositivo, e nem todo mundo sabe que essa funcionalidade existe. Até porque poucos falam nesse assunto.

Pois bem, este post vai oferecer um pouco mais de luz sobre o assunto, para que você possa economizar ao máximo a energia disponível na bateria do seu telefone.

 

A bateria do seu Android quase infinita

O recurso de economia de bateria extrema não recebe o mesmo nome em todos os smartphones. Por isso, ele é mais difícil de ser encontrado em diferentes dispositivos. Por isso, vale a pena verificar como o seu fabricante decidiu chamar essa funcionalidade para poder utilizá-la em seu benefício.

Esse modo conta com configurações específicas para reduzir ao máximo a degradação da bateria do dispositivo. Entre os parâmetros mais importantes estão os seguintes:

  • Restrição de atividades em segundo plano (as notificações não aparecerão, por exemplo).
  • Reduz o brilho de tela.
  • Define o modo escuro para fixo.
  • Menor desempenho do sistema (desativa o 5G , diminui a potência do processador, reduz as animações…)
  • Só permite que você abra um número limitado de aplicativos.

O modo reduz a degradação de bateria e, por tabela, aumentam a autonomia do dispositivo como um todo, já que os recursos que são gerenciados ou desativados vão impactar de forma direta no tempo em que o smartphone vai permanecer funcionando.

Logo, se você quer manter o telefone vivo até o final da noite, é mais que recomendado usar o modo de economia de bateria extrema. Caso contrário, você vai precisar do celular do amigo para chamar o Uber para voltar para casa.

 

Como ativar essa configuração

O acesso ao recurso de economia de bateria extrema é possível ao seguir os passos abaixo:

  1. Abra as configurações do seu celular Android.
  2. Deslize até encontrar a seção “Bateria”.
  3. Entre as diferentes opções, deve aparecer “Economia extrema de bateria” ou suas outras denominações.

Você pode eventualmente receber um alerta do sistema operacional, informando sobre as consequências em ativar esse recurso (por exemplo, a restrição de alguns recursos e uma eventual queda de desempenho). Neste ponto, é só aceitar as mudanças, e o modo de economia de bateria extrema entra em ação.

 

Quais são as consequências?

Em alguns casos, você pode até dobrar a vida útil da bateria do smartphone, obtendo uma maior autonomia de uso para realizar as tarefas mais básicas ou manter o telefone funcionando naqueles momentos em que a porcentagem energética está em níveis mais críticos (abaixo de 20%).

Esta solução pode não ser a melhor para aqueles usuários que contam com uma experiência mais intensa no dispositivo, mas certamente pode salvar a vida de muita gente que não quer ver o dispositivo sem energia no final do dia para voltar para casa ou até mesmo para se comunicar com os contatos mais próximos.

Usar o modo de economia de energia extrema é recomendado também para aqueles que pretendem manter a saúde da bateria do dispositivo em bom estado por mais tempo, já que trocar de telefone todos os anos não é algo ao alcance de todos.


Compartilhe