TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ‘dividir’ a tela do celular Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ‘dividir’ a tela do celular Android

Como ‘dividir’ a tela do celular Android

Compartilhe

Você não precisa vender o seu rim ou gastar pilhas de dinheiro para comprar um smartphone com tela dupla (desculpa, Samsung… até eu queria comprar o Galaxy Z Fold3, mas ele custa caro demais para o meu bolso), uma vez que o Android possui o recurso de tela dividida.

O recurso está disponível desde o Android 7, mas não é muito explorado pelos usuários. Neste post, vamos mostrar todas as possibilidades de utilização da funcionalidade de tela dividida no sistema operacional, em diferentes cenários e tipos de dispositivos.

 

 

 

Como usar a tela dividida no Android

 

É simples: basta abrir o primeiro aplicativo que você quer usar, tocar no botão de multitarefas ou deslizar o dedo da parte central inferior até o meio da tela, tocar no ícone da parte superior para selecionar o modo de Tela Dividida e, entre os demais apps em segundo plano, selecionar o segundo aplicativo que vai entrar no processo.

Você pode ajustar a proporção de cada janela que vai participar do funcionamento na tela dividida, dando importância maior para um aplicativo em tela maior.

 

 

 

Como sair do modo de tela dividida

É igualmente bem simples de ser executado: com os dois aplicativos em exibição simultânea, basta arrastar a barra central como se você fosse modificar a dimensão da janela, mas dessa vez arrastando para cima ou para baixo. Dessa forma, você determina qual aplicativo ficará ativo e sozinho na tela.

 

 

 

A tela dupla também funciona na horizontal

 

Também não requer prática ou habilidade para ativar essa função: basta realizar os mesmos procedimentos adotados para habilitação da tela dupla, mas com o smartphone na orientação horizontal.

 

 

 

Quais smartphones podem usar o recurso?

Todos os smartphones que contam com a versão Android 9 ou superior são compatíveis com o recurso de tela dupla, independente da interface adotada pelo fabricante do dispositivo. Em todos os modelos, o funcionamento é o mesmo descrito mais acima neste post.

Se o recurso não funcionar de forma nativa no dispositivo, basta ativá-lo nas configurações do smartphone, algo que é bem simples para qualquer usuário. É raro que um smartphone não conte com esse recurso ativo de forma nativa.

 

 

 

Vantagens e possibilidades da tela dividida

O melhor exemplo que podemos apresentar sobre os benefícios do uso de uma tela dupla em um dispositivo Android é poder realizar duas tarefas ao mesmo tempo sem precisar recorrer ao computador.

Vamos supor que você está assistindo a uma aula online e precisa realizar algumas anotações básicas sobre o conteúdo apresentado pelo professor. Com o recurso da tela dividida, você pode assistir a aula no YouTube, Zoom ou Google Meet na parte superior da tela, e realizar as anotações no Google Meet no app posicionado na parte inferior.

Praticamente todos os aplicativos Android são compatíveis com o modo de tela dividida, mas existem alguns recursos considerados essenciais que não suportam a funcionalidade, por conta de evidentes limitações técnicas.

É o caso do aplicativo de câmera, que exige todo o espaço disponível em tela para o sue funcionamento, já que ele precisa mostrar de forma correta tudo o que estamos vendo. Além disso, alguns aplicativos bancários também limitam o uso da tela dividida, com o principal objetivo de proteger a privacidade do usuário.


Compartilhe