Compartilhe

Ninguém quer ter um desconhecido pendurado na sua rede WiFi, e proteger a rede com uma senha forte é uma das formas de evitar essa conexão indesejada. Por outro lado, detectar e expulsar o ladrão de WiFi é ter o poder nas mãos.

Nesse post, vamos mostrar como você pode identificar a conexão de algum dispositivo alheio na sua rede WiFi, e como você pode expulsar esse cidadão desocupado de sua rede. Esse problema é mais comum do que parece, e pode ser o motivo pelo qual a sua conexão de rede está tão ruim ultimamente.

 

 

Controle os dispositivos conectados ao seu WiFi

 

 

É o primeiro passo: criar uma lista de dispositivos na sua casa que podem se conectar na sua rede sem fio. Mas não da forma convencional. Você vai fazer uma lista de endereços MAC dos dispositivos que se conectam na sua rede.

O endereço MAC é uma espécie de identificador de dispositivos, que você pode utilizar para conhecer todos que estão conectados na sua rede WiFi. Tanto o Windows como o Android oferecem esse endereço de forma bem simples.

Anote todos os endereços MAC de todos os dispositivos com atenção e sem errar os caracteres. Caso contrário, você não vai conseguir realizar a identificação do dispositivo junto ao roteador.

 

 

Acesse o roteador para controlar os dispositivos conectados

 

 

Com a lista dos dispositivos em mãos, acesse a ferramenta de configuração do roteador para verificar quais são os dispositivos que estão conectados nele nesse momento.

Aqui, verifique os endereços MAC dos dispositivos conectados ao seu WiFi com a lista de endereços MAC dos seus dispositivos. Assim, você identifica se tem algum dispositivo conectado ao seu WiFi sem o seu consentimento.

Para acessar a ferramenta de configuração do roteador, o mais provável é digitar na barra de endereços do navegador 192.168.1.1 (ou 192.168.1.0 ou 192.168.1.10). No Windows 10, você também pode acessar esse painel através do explorador de arquivos do Windows.

 

 

Verifique os endereços MAC conectados na sua rede

 

 

Nas configurações do roteador, há um item para ver os endereços MAC de todos os dispositivos conectados nesse momento à sua rede WiFi. entre nesse item, e faça a verificação que mencionamos anteriormente.

Se você identificar algum dispositivo conectado com um endereço MAC diferente da sua lista, ou ele é um dispositivo que você esqueceu de anotar, ou pode ser um ladrão de WiFi.

 

 

Expulse os ladrões de WiFi

 

 

Chegou a hora da sua vingança. E não basta expulsar o ladrão de WiFi, mas sim fazer com que ele não volte a se conectar na sau rede.

Os roteadores contam com uma ferramenta para filtrar os endereços MAC que não podem se conectar na nossa rede WiFi. A localização dessa ferramenta depende de cada modelo de roteador, mas normalmente está no item de configuração das conexões sem fio.

Uma vez completado o processo, o ladrão do WiFi não pode se conectar na sua rede sem fio sem a sua permissão. Ou pelo menos não com o dispositivo que estava conectado até agora.

Verifique periodicamente a lista de endereços MAC dos dispositivos conectados ao seu WiFi, para identificar se o ladrão está usando outro dispositivo para acessar a sua rede de internet sem permissão.

No final do processo, verifique se você mesmo pode acessar a internet com todos os seus dispositivos, descartando assim as chances de cometer um erro que levou você a bloquear um dos seus dispositivos.


Compartilhe