TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como desligar o Windows DE VERDADE | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como desligar o Windows DE VERDADE

Como desligar o Windows DE VERDADE

Compartilhe

Se você quer deixar de usar o computador por algumas horas, o normal é ir até o ícone do menu Iniciar, clicar nele, selecionar o menu de Desligar e, efetivamente, desligar o equipamento. Historicamente, aprendemos que isso, em teoria, desligaria o PC por completo.

Mas isso não é verdade.

Desde o Windows 8 que contamos com a opção de “inicialização rápida”, que vem ativada por padrão na instalação do sistema operacional. O recurso faz que o processo de desligar e voltar a ligar o computador seja muito mais rápido que o processo tradicional que normalmente utilizamos no equipamento.

Ou seja, por causa disso, não estamos desligando o Windows por completo e de forma limpa, e isso é um erro que pode cobrar caro com o passar do tempo.

Neste post, vamos mostrar como você pode desativar a inicialização rápida do Windows, para que você possa desligar o sistema operacional por completo.

 

 

 

Desativando o início rápido no Windows

Para isso, você precisa realizar um pequeno ajuste na configuração do Windows. Mas antes, vale a pena esclarecer que esse recurso não está disponível em todos os computadores, mas de um modo geral ele está presente em todos os PCs lançados no mercado nos últimos cinco anos.

Faça o seguinte:

  1. Entre no Painel de Controle do Windows 10 ou Windows 11, e digite ‘painel de controle’ na caixa de buscas, na parte inferior esquerda da interface.
  2. No Painel de Controle, selecione o item Hardware e Som. Depois, vá em Opções de Energia e, por fim, a opção “mudar as ações dos botões de ligar/desligar”.
  3. Se você fez tudo certo, vai aparecer uma página onde, na parte inferior da interface, terá a configuração de Desligar o sistema operacional, que deve estar ativado como padrão a característica de “ativar a inicialização rápida”.
  4. Se você tentar mudar esse recurso de forma direta, você não vai conseguir. Para realizar a alteração desejada, clique na opção um pouco acima, que diz “mudar a configuração atualmente não disponível”.
  5. Aceite as alterações e, agora sim, desmarque o item “ativar início rápido”, e salve as alterações. Dessa forma, você pode realizar o desligamento do Windows de forma completamente limpa.

 

 

 

Quais são os efeitos colaterais do procedimento?

O único efeito colateral ao escolher essa configuração de desligamento limpo do Windows é que o processo vai levar muito mais tempo que o normal. Mas se você pode conviver com isso, recomendo que vá em frente, e sem olhar para trás.

Procure seguir os passos indicados neste post com atenção e moderação. É um ajuste relativamente simples no sistema operacional, mas que pode ser sensível se os passos não forem seguidos tal e como indicado.


Compartilhe