Como desligar o som e a vibração do teclado virtual do Android | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como desligar o som e a vibração do teclado virtual do Android

Como desligar o som e a vibração do teclado virtual do Android

Compartilhe

configurando o teclado virtual do android

Tem gente que se irrita com qualquer coisa. Eu, por exemplo, simplesmente não suporto o som do teclado virtual do Android. Acho esse barulho algo mais irritante do que o time do São Paulo Futebol Clube. Assim como também acho detestável aquele efeito de vibração quanto tocamos nas teclas virtuais, simulando o digitar de um teclado físico (e falhando miseravelmente).

Essa é uma das primeiras coisas que eu faço quando começo a configurar um smartphone novo, e nem é algo tão complicado de ser feito. Mas sei que tem muitos usuários que não sabem como realizar tal ajuste.

E é para ajudar a essa galera que eu decidi fazer este post.

 

 

 

Por que você sente a vibração ao teclar em uma tecla?

 

Já dei a resposta um pouco acima: para simular a sensação de um teclado físico em um smartphone com teclado virtual. Mas quero me aprofundar neste pensamento.

Em um passado não muito distante, os desenvolvedores entenderam que os usuários iriam querer passar por um período de transição, saindo dos smartphones BlackBerry com teclado físico (#saudades) e passando para o iPhone, com um teclado virtual.

Por isso, o recurso que entrega uma sensação de vibração no teclado virtual foi implementado, para que os novos usuários recebessem o mesmo feedback tátil do teclado físico. Ou algo próximo a isso. Para reforçar essa impressão, o som das teclas digitadas também foi inserido.

O que teoricamente foi criado para aumentar a imersão do usuário representou na prática o motivo pelo qual eu e muita gente decidiu desligar esses efeitos sonoros e táteis no dispositivo. Depois de tanto tempo usando teclados virtuais, esse tipo de feedback se tornou desnecessário.

 

 

 

Como desativar o som do teclado no Android

 

  1. Nos Ajustes gerais do smartphone.
  2. Acesse o menu Sistema > Idioma e introdução de texto.
  3. Em teclado virtual, localize o seu teclado padrão (normalmente é o Gboard, o teclado virtual do Google). Toque sobre ele e, na próxima tela, acesse o item de preferências de uso.
  4. Localize e desmarque o interruptor de “Som ao pressionar as telclas”.

 

 

 

Como desativar a vibração de teclado no Android

 

É o mesmo processo do item anterior, mas no lugar de desabilitar o comutador de Som, você deve desligar o que habilita a resposta tátil do teclado ao pressionar as teclas virtuais.

Nas últimas versões do Android, um item adicional foi incluído, não apenas para anular a vibração do teclado, mas também de todo o sistema operacional (incluindo gestos e outras ações, com exceção das chamadas e notificações recebidas).

 

  1. Nos Ajustes do smartphone, vá em Som e vibração.
  2. Localize o item Vibrar ao tocar, que também anula as vibrações do teclado.
  3. Se não encontrar a opção anterior, é possível que ela esteja no menu Mais configurações de som.

 

 

 

E no Swiftkey?

 

Também é possível configurar e desabilitar os sons e a vibração no teclado Swiftkey. Basta abrir o aplicativo do teclado virtual, tocar no item Som e vibração e desabilitar os dois itens.

 

 

 

Como desativar os toques de conversa e vibração do teclado no WhatsApp e em outros aplicativos de mensagens

 

Neste caso, é preciso realizar as alterações nas preferências do próprio aplicativo de mensagem em questão.

No caso do WhatsApp, abra a tela de Ajustes do aplicativo, tocando sobre o ícone de três pontos no canto superior direito. Então, acesse o item de Notificações e desmarque a primeira opção, que reproduz os sons das mensagens recebidas e enviadas em uma conversa.

Já os usuários do Telegram precisam liberar o menu lateral da interface do aplicativo, tocar no botão de Ajustes e acessar as opções de Notificação e Sons. Dentro desse item, desligue todos os interruptores, evitando que o smartphone toque ou vibre quando receber mensagens, fotos ou durante a digitação de mensagens a serem enviadas.


Compartilhe