Compartilhe

Se você é um usuário Android e comprou o seu dispositivo em uma loja de operadora de telefonia móvel, é quase certo que você tem um bloatware, um aplicativo instalado no dispositivo que serve para pouca coisa e não permite a desinstalação.

Na melhor das hipóteses, eles roubam espaço de armazenamento, mas podem ser desativados a partir das configurações do equipamento. Mas em alguns casos, isso não é possível, e o app fica lá, drenando sua bateria.

Muitos apelam para o root para se livrar do bloatware, mas isso pode levar a falhas no equipamento e invalidação da garantia. Logo, o melhor é eliminar esses apps, e esse post mostra como fazer isso, sem a necessidade de root.

Mas antes, um aviso: este não é um método para principiantes. Apesar de não ser tão complicado, o método requer uma boa dose de paciência e dedicação.

Você vai precisar de:

 

– Um PC ou Laptop com Windows (Windows 7 ou superior)
– Android SDK
– Android Debug Bride (ADB) instalado e ativo no seu sistema Windows
– Instalar os driverso correspondentes ao seu dispositivo no seu computador
– Um app da Play Store para analisar as informações dos seus APKs

Uma vez que você tiver tudo pronto, pode iniciar o processo.

 

Passo 1: Preparar o seu smartphone

Ative o modo de depuração por USB no seu smartphone. Vá em Ajustes > Sistema > Informação do telefone > Número de compilação. Uma vez localizado, pressione nesse item sete vezes. Depois de realizada essa ação, vai aparecer uma notificação com a frase “agora você é um desenvolvedor”, o que vai permitir o acesso às opções de desenvolvedor. Volte ao menu anterior, e verá uma nova opção, e no novo meu, vá em Depuração por USB e ative esse item.

Agora, utilize alguns dos vários aplicativos na Google Play Store para analisar a informação dos seus APKs. O que você procura são os Package Names (Nomes de Pacote) dos aplicativos a serem eliminados. Por exemplo, “com.google.android.apps.maps” é o Package Name do Google Maps. Anote cada um desses nomes para a posterior eliminação.

Passo 2: Elimine os bloatwares

Conecte o seu smartphone ao PC, e abra o gerenciador de comandos do Windows (digite CMD no buscador do Windows, e escolha a primeira opção) no modo Administrador. Digite ADB Devices na janela de comandos, e uma lista de dispositivos conectados vai aparecer. Se você não localizar o seu smartphone, significa que os drivers corretos não estão instalados.

Quando localizar o seu smarpthone na lista, digite ADB Shell. Aqui é onde você vai inserir os nomes de pacote dos aplicativos a serem eliminados. Para cada um dos aplicativos, você deve inserir o comando:

“Pm uninstall-k-user-0 nome.do.pacote”

Obviamente, substitua o ‘nome.do.pacote’ pelos nomes dos apps que você anotou antes.

Se você inseriu o nome correto, a mensagem ‘sucess’ vai aparecer na janela de comandos, e pronto. Repita o mesmo comando em cada um dos aplicativos que você quer eliminar a partir desse ponto. No fim, feche a janela de comandos e desconecte o seu smartphone de forma segura. Reinicie o dispositivo.

E pronto. Fim dos bloatwares.


Compartilhe