TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como descobrir se o smartphone novo que você comprou é, na realidade, um telefone usado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Compras | Como descobrir se o smartphone novo que você comprou é, na realidade, um telefone usado

Como descobrir se o smartphone novo que você comprou é, na realidade, um telefone usado

Compartilhe

Comprar um smartphone pode ser uma aposta de risco, principalmente quando a compra acontece em plataformas como Amazon, MercadoLivre, OLX e outras. As chances de você comprar um produto usado como se fosse novo existem, e você pode ficar completamente vulnerável neste tipo de situação.

Por isso, é importante detectar os indícios de compra de um smartphone usado o quanto antes, para que você possa tomar providências sobre o assunto no menor tempo possível. Inclusive na decisão de devolução do produto dentro do tempo previsto por lei para a desistência de compra.

Neste post, vamos mostrar indícios que comprovam que você comprou um smartphone usado no lugar de um novo.

 

 

 

O que levar em consideração?

De um modo geral, smartphones seminovos contam com preços inferiores aos produtos novos. Porém, de um modo geral, os vendedores de segunda mão nas principais plataformas de e-commerce que atuam como marketplace deixam muito claro que um determinado produto é seminovo ou usado.

Logo, vale a pena ficar de olho neste aspecto do anúncio do produto. Até mesmo pelas regras dessas plataformas, os vendedores precisam deixar claro o status do produto.

De qualquer forma, se ainda assim o produto chegar na sua casa como status de novo, vamos deixar os detalhes que podem indicar que o item é seminovo ou usado.

 

 

 

Pela caixa

Um produto novo sempre vem em uma caixa completamente selada pelo lacre de garantia. Em alguns casos, como nos telefones da Samsung e da Apple, esse lacre deixa sinais evidentes se for violado.

Logo, tão logo você receber o produto na sua casa, verifique de forma minuciosa se a caixa está completamente selada. Além disso, o telefone conta com um protetor de tela inserida na tela do dispositivo pelo próprio fabricante, para promover o produto de forma direta.

 

 

 

Revise a garantia do produto

No iPhone, revisar a garantia daquela unidade do smartphone da Apple em suas mãos é algo relativamente simples. Faça o seguinte:

  1. Entre em Ajustes > Geral.
  2. Toque sobre os itens Informação > Cobertura.
  3. Se aquela unidade do iPhone ainda está coberta por algum tipo de garantia de fábrica, isso será exibido em uma informação clara na tela.

No caso do Android, conferir essa informação é algo mais complexo, pois não existe um recurso de software que informe o tempo de garantia restante do dispositivo. A alternativa mais eficiente neste caso é consultando a nota fiscal de compra do produto e, em função da data de venda indicada, realizar o cálculo de garantia restante (incluindo a garantia adicional que algumas lojas oferecem).

 

 

 

Verificando detalhes diretamente no iPhone

Isso é possível detectar a partir do número do modelo do iPhone que você possui. Faça o seguinte:

  1. Vá em Ajustes > Geral > Informações.
  2. Olhe para o número de modelo do seu iPhone, em uma combinação de letras e números, e nesse código você pode constatar o estado e o tipo de dispositivo que você possui.

Neste caso, a informação mais importante para saber o status do seu iPhone está na primeira letra desse código, que indica o seguinte:

  • M: telefone novo.
  • F: recondicionado.
  • N: telefone substituo, no lugar de um iPhone que estava dando problemas.
  • P: telefone personalizado.

Para descobrir se o seu iPhone possui algum componente substituído, vá em Ajustes > Informações > Histórico de Peças e Serviços. Aqui, as informações também vão depender do modelo de iPhone que você possui:

  • iPhone XR, XS, XS Max e posteriores (incluindo o iPhone SE de segunda geração), é possível ver se a bateria foi substituída.
  • iPhone 11, 12 e 13, é possível ver se a bateria ou a tela foi substituída, e nos dois modelos mais recentes, dá para ver se o módulo de câmera foi substituído.

Se a reparação utilizou processos e peças originais da Apple, vai aparecer a mensagem Genuine Apple Part. Se as peças são desconhecidas, vai aparecer a mensagem Unknown Part.


Compartilhe