Nossos smartphones também podem ser atacados por malwares que se aproveitam de vulnerabilidades nos sistemas operacionais móveis. Afinal de contas, os smartphones são computadores em dimensões diminutas. Mas… como saber se o seu smartphone está infectado por um vírus?

 

No Android

São vários sintomas, que podem variar dependendo do tipo de vírus. Mesmo assim, alguns comportamentos anômalos podem dar o sinal de alerta.

1. Pop-ups no navegador: aparição de anúncios onde antes não estavam, especialmente suspeitos quando são pop-ups que saltam o tempo todo quando utilizamos o navegador de internet.

2. Redirecionamento web: se quando você digitar (por exemplo) “targethd.net” você é encaminhado para outra página completamente diferente, desconfie, pois você pode ser vítima de um malware que quer roubar os seus dados.

3. Instalação de aplicativos: observe se no seu smartphone existem apps que você não baixou e instalou de forma consciente, ou se o dispositivo executa ações que você não ativou.

4. Elevado consumo de dados e contas mais altas: outro indício de infecção, já que muitos desses vírus se conectam a serviços de mensagens premium, o que resulta em um aumento de consumo de dados e de faturas de forma injustificada.

5. Bateria que diminui a autonomia: um smartphone infectado consome mais recursos, drenando a sua bateria. Se você notar que a autonomia do smartphone diminuiu de forma repentina, passe um antivírus no dispositivo.

 

 

 

No iOS

Mesmo que o iPhone seja mais seguro que qualquer smartphone Android, também existe o risco de um software malicioso acessar o smartphone através de serviços de mensagens ou sites.

Os sintomas são os mesmos do Android, e em regra geral, é mais comum em dispositivos com jailbreak, que saltam a segurança do Android.