TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como descobrir os apps e recursos que estão prejudicando o desempenho do seu smartphone Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como descobrir os apps e recursos que estão prejudicando o desempenho do seu smartphone Android

Como descobrir os apps e recursos que estão prejudicando o desempenho do seu smartphone Android

Compartilhe

Muita gente que está chegando no mundo dos smartphones não sabe, e é bom a gente explicar desde já: você tem um pequeno computador, que pode realizar várias tarefas ao mesmo tempo. E muitas dessas tarefas são executadas em segundo plano.

Os apps em segundo plano podem agilizar o processo e acelerar a sua execução quando precisamos dele. Por outro lado, eles ficam consumindo recursos do smartphone de forma silenciosa, o tempo todo. E, com o passar do tempo, o desempenho do telefone acaba comprometido.

Neste post, vamos mostrar como você pode remediar a questão da execução de aplicativos em segundo plano nos smartphones com sistema operacional Android.

 

 

 

Tudo o que funciona por trás do Android prejudica o desempenho

Para conhecer as tarefas em segundo plano no Android com profundidade, é preciso primeiro desbloquear o modo de desenvolvedor:

  1. Entre nos Ajustes do Smartphone.
  2. Acesse as informações do dispositivo.
  3. Toque repetidas vezes no número de compilação, até que uma mensagem confirme o processo de desbloqueio do modo de desenvolvedor.

Feito isso, o próximo passo é acessar as opções avançadas que você acabou de liberar:

  1. Acesse os Ajustes do smartphone.
  2. Entre em Sistema > Opções para Desenvolvedores.
  3. Procure por Serviços em Execução, e verifique todas as informações que você precisa.

Agora, você pode ver em tempo real todos os processos utilizados pelo Android, incluindo serviços e aplicativos, incluindo o consumo de memória por parte do sistema operacional, apps abertos e espaço livre. E, assim, você descobre o que está esgotando a RAM do seu telefone, por exemplo.

Dois itens que você precisa dar atenção nessa verificação são os aplicativos em execução (já que muitos só estão ativos para enviar notificações o tempo todo) e os processos em cache (pois alguns apps podem ocupar memória residual só para ele, o que compromete o desempenho do dispositivo como um todo).

Essa tela de verificação pode ser organizada em ordem de uso, mostrando a quantidade de MB que cada aplicativo está consumindo naquele momento. Isso não necessariamente mostra qual app consome mais ou menos memória, e para uma detecção mais justa daqueles aplicativos mais problemáticos, fique atento à quantidade de notificações que você vai receber deste aplicativo ao longo do dia.

 

 

 

Conclusão

Com essas informações, você tem um cenário mais amplo para verificar quais são os softwares instalados no seu smartphone que estão devorando os recursos de hardware do dispositivo e, dessa forma, tomar as providências para obter um melhor desempenho do mesmo.

É só ter um pouco de paciência para analisar os dados que estarão disponíveis para você nessas análises.

Boa sorte.


Compartilhe