TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como descobrir (e reduzir) o tempo de uso no smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como descobrir (e reduzir) o tempo de uso no smartphone

Como descobrir (e reduzir) o tempo de uso no smartphone

Compartilhe

Um número cada vez maior de pessoas está preocupada com a saúde em função do uso da tecnologia, reduzindo o tempo nas redes sociais e até mesmo o tempo de utilização dos dispositivos eletrônicos, principalmente o smartphone.

A boa notícia é que o próprio smartphone pode mostrar como está o seu ritmo de uso no dispositivo, mostrando o tempo que você fica nele e o que está utilizando no dispositivo. E qualquer usuário pode verificar essas informações.

Neste post, mostramos quais são as ferramentas que permitem essa monitorização de uso no smartphone, e como eles podem ser úteis para um maior controle da saúde física, mental e emocional neste aspecto.

 

 

 

No Android e no iOS

A partir do Android 9, o item Bem Estar Digital, que está dentro dos Ajustes do sistema operacional, é o responsável por mostrar quais são os aplicativos mais usados no smarpthone e por quanto tempo você está utilizando.

Dessa forma, qualquer usuário do Android pode descobrir se precisa moderar no tempo de uso do smartphone, e quais aplicativos são os responsáveis nesse maior tempo ativo no dispositivo. E, com isso, pode tomar providências sobre o assunto.

No iPhone, desde o iOS 12 é possível consultar o tempo de uso no smartphone nos Ajustes do dispositivo, acessando o item pertinente, dentro do segundo bloco de configuração.

O item Tempo de Uso no iOS mostra o registro de utilização com gráficos por dia e de aplicativos mais utilizados, mostrando onde está o excesso de uso. Dessa forma, você pode estabelecer um maior controle no tempo gasto com o smartphone.

 

 

 

Como controlar o tempo de uso no smartphone?

Agora que você sabe como localizar qual é o tempo de uso que você gasta no smartphone, chegou a hora de descobrir como é possível estabelecer um controle neste tempo gasto no dispositivo.

Para começar, é importante uma análise dos aplicativos mais utilizados no telefone e, a partir disso, restringir o seu uso. Se você sabe que está muito tempo no WhatsApp, basta estabelecer que você só vai usar este aplicativo por, no máximo, cinco horas por dia (o que é muito em determinados casos).

Você também pode configurar para que o aplicativo em questão não perturbe tanto ao longo do dia, para que você seja inclusive mais produtivo durante o trabalho e a escola.

Para isso, vale a pena fazer o seguinte:

  • Cancelar as notificações das redes sociais.
  • Eliminar as notificações dos jogos.
  • Silenciar os grupos de WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e de todos os contatos com menor prioridade.

Outra dica que merece ser compartilhada com o amigo leitor é a do bom senso: tente consultar o smartphone o mínimo possível, e apenas quando você realmente precisar dele, para melhorar a concentração, reduzir o seu nível de estresse e aumentar a autonomia de bateria do dispositivo, entre outras vantagens implícitas na mudança de comportamento.

Por fim, vale a pena mostrar também como realizar os ajustes dos itens Bem Estar Digital do Android e do Tempo de Uso no iOS, pois ambos contam com procedimentos bem semelhantes.

  1. Acesse as configurações do seu Android ou iOS e insira Bem-estar Digital ou Tempo de uso. O nome pode variar no caso do Android (como Digital Health em telefones Samsung Galaxy).
  2. Selecione “Modo sem distração” no Android ou “Limites de uso do aplicativo” no iOS.
  3. Escolha os aplicativos que você não deseja usar enquanto as limitações de uso estiverem ativas.
  4. Você terá a opção de ativar manualmente o tempo de distração ou agendá-lo. A programação é ótima para evitar que você use o celular durante o horário de trabalho ou estudo, por exemplo.

Compartilhe