O Google Assistente vai integrar no futuro (ou melhor, a partir do Android 15) um recurso de identificação de músicas, no melhor estilo Shazam.
A grande vantagem aqui é sua integração com o sistema operacional do Google, oferecendo uma maior praticidade para o usuário, pois dispensa a necessidade de instalar um aplicativo de terceiros ou de procurar pela internet qual é a música com base em outros critérios, como a letra ou os acordes.
Como é um recurso interessante que vai desembarcar nos smartphones Android no futuro, apresento neste artigo mais detalhes sobre a sua funcionalidade, e omo tudo vai funcionar.
Um recurso integrado
Nos smartphones Google Pixel, já uma função chamada “Tocando Agora”, que permite identificar músicas sem a necessidade de aplicativos de terceiros.
O recurso foi aprimorado versões mais recentes do Android, e vai desembarcar como função nativa do sistema operacional nas futuras atualizações.
O “Tocando Agora” pode gravar automaticamente todas as músicas que tocam ao redor do smartphone. A função é ativada nas configurações do dispositivo, e o usuário pode ter um histórico das músicas identificadas.
É claro que, ao ler isso, muitos de vocês estão preocupados com o tema da privacidade, temendo que seus dispositivos estejam constantemente ouvindo conversas e outros sons do ambiente.
E eu entendo perfeitamente o que vocês sentem, e até compartilho desse pensamento.
Para aqueles que preferem não ter as gravações automáticas, a opção de identificação manual da música ainda está disponível nas configurações.
No Android 15, os usuários podem adicionar um atalho para a função “Pesquisa em Canções” diretamente ao painel de controle do dispositivo. É dessa forma que você vai identificar a música com apenas um toque.
Para adicionar o atalho “Pesquisa em Canções”, basta deslizar para baixo na barra de notificações, tocar no ícone de lápis para editar os atalhos e arrastar a opção desejada para o topo da lista.
O processo para identificar uma música é simples: basta abrir o painel de controle e tocar no atalho adicionado.
A interface é intuitiva e permite que mesmo usuários menos experientes consigam utilizar a função sem maiores dificuldades.
As limitações do recurso
Esse recurso só está disponível em smartphones com o Android 15 ou superior e, neste momento, nos telefones Google Pixel.
Ainda não há informações sobre quando o recurso será disponibilizado para outros smartphones (algo que depende também da boa vontade dos fabricantes).
O Shazam é ótimo, mas ter um recurso integrado no smartphone resulta em uma experiência mais fluída e menos dependente de aplicativos de terceiros.
O Google segue trabalhando nas melhorias do recurso, através de atualizações. A função está cada vez mais precisa para identificar as músicas, e sua interface de usuário está mais intuitiva.
E agora, você não tem mais desculpa para não descobrir qual é a música que o cara do violão no bar que você frequenta de final de semana está tocando.
Mesmo porque você não vai querer ser o único dos seus amigos a não saber qual é a música que eles estão cantando em plenos pulmões.
Ou até mesmo inserir novas músicas na sua playlist.