Em determinadas situações da vida, nós precisamos da chave de produto do Windows 10. Essa chave permite a ativação do software no computador, e é muito útil para ter em nosso poder a nossa cópia do sistema operacional, permitindo assim a ativação sempre que for necessário.

Porém, este não é um código que é de fácil visualização. Por mais de uma oportunidade nós formatamos o computador, e precisamos procurar a chave do Windows como malucos, para assim não invalidar aquela instalação. Porém, com esse truque, você vai descobrir qual é a chave do seu Windows, e sem precisar instalar softwares de terceiros.

Para realizar o truque, é preciso entrar no registro do Windows, algo que é preciso ter uma certa dose de prudência para não fazer besteira. Seja o mais precavido possível, e siga os passos desse post ao pé da letra para não danificar o seu sistema operacional.

E se você tem dúvidas sobre como realizar o procedimento, ou não está seguro sobre o que deve fazer, peça ajuda para alguém. Ou simplesmente não tente.

Primeiro, abra o registro do Windows. Pressione a tecla do símbolo do Windows + R e digite ‘regedit’ no quadrado que vai aparecer. Aperte ENTER, aceite as permissões, e vá para a próxima tela.

Agora, você precisa buscar um registro através do caminho de pastas a seguir. Não é algo tão complicado assim:

HKEY_LOCAL_MACHINE
SOFTWARE
Microsoft
Windows NT
CurrentVersion
SoftwareProtectionPlatform

 

 

Aqui, procure a entrada de registro ‘BackupProductKeyDefault’.

Ao lado dessa informação vai aparecer a chave do Windows, onde você pode copiá-la em um papel ou documento de texto para que você possa utilizá-la sempre e quando for necessário.

Leve em consideração que essa chave só funciona em um computador por vez, e dois equipamentos não podem contar com a mesma chave de produto. Mesmo assim, é fundamental quando você precisa reinstalar o Windows ou realizar uma formatação de manutenção no seu equipamento principal.