TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como descobirir quais são os aplicativos que mais consomem dados móveis no smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como descobirir quais são os aplicativos que mais consomem dados móveis no smartphone

Como descobirir quais são os aplicativos que mais consomem dados móveis no smartphone

Compartilhe

Se você está recebendo surpresas desagradáveis na sua conta de internet móvel que vem com números mais inflados do que o esperado e não sabe mais o que fazer para resolver o problema, pode começar a respirar um pouco mais aliviado: eu tenho algo que pode ajudar a acabar com este sofrimento.

O usuário é sempre o responsável pelo gerenciamento do consumo de dados móveis no smartphone. A operadora de telefonia móvel jamais vai fazer isso, pois sempre vai se beneficiar do fato que a maioria dos usuários não sabe como fazer esse controle.

Felizmente, existe um método bem simples para descobrir quais são os aplicativos e serviços que consomem mais dados no seu smartphone. E vou mostrar como você pode alcançar essa configuração tão preciosa neste post.

 

Como saber quais serviços consomem mais dados no seu smartphone

É bem fácil. Basta acessar os Ajustes do dispositivo. Faça o seguinte:

  1. Vá para as configurações do telefone.
  2. Selecione conexão com a Internet (ou Conexão e compartilhamento).
  3. Role para baixo até Uso de dados.
  4. Você verá os aplicativos que mais consomem.

Existem um item de personalização da exibição dessas informações. Clicando nele, você pode mudar os ajustes para ontem, mês passado ou neste mês. Dessa forma, você pode obter informações sobre o consumo dos aplicativos em outras datas. E logo acima do primeiro aplicativo, vai aparecer o ajuste para visualização do consumo de dados na data de hoje.

É importante verificar se a ordem dos aplicativos está de acordo com o uso de dados móveis no lugar de exibir o consumo de dados via WiFi, pois só assim você vai descobrir quais dos apps realmente estão comprometendo a sua franquia de internet móvel.

 

Descobrindo o consumo de dados em cada aplicativo

Para ver qual é o consumo específico de internet de cada aplicativo que você tem instalado no seu smartphone, faça o seguinte:

  1. Selecione na lista de aplicativos instalados.
  2. Se quiser saber mais, clique no aplicativo.
  3. Você verá o consumo de dados móveis, bem como WiFi e em segundo plano.

Para fazer com que um aplicativo específico consuma menos dados móveis, você pode ativar o modo de economia de dados ou restringir o uso de dados desse aplicativo, deixando apenas o WiFi como permitido para o uso de internet com aquele app.

Em alguns aplicativos, é possível realizar esse ajuste dentro das próprias configurações do app, além da possibilidade de salvar dados no dispositivo para um menor consumo no uso diário.

 

Os aplicativos que mais consomem dados no smartphone

A lista pode variar de acordo com o perfil de uso de cada um. De qualquer forma, a maioria dos usuários vai se deparar com esses apps como aqueles que mais consomem dados em um smartphone.

  • Facebook (Coleta e envia uma enorme quantidade de dados, sem falar que é muito utilizado por qualquer usuário todos os dias. Pense no uso do Facebook Like para amenizar a situação).
  • Instagram (Tem muitas imagens, vídeos, GIFs e outras mídias de alta qualidade que precisam ser carregadas para funcionar, sem falar no seu funcionamento em segundo plano).
  • Spotify (Streaming de música de alta qualidade de áudio. Você pode diminuir a qualidade de reprodução de músicas para consumir menos dados).
  • Netflix (Filmes, séries e outros conteúdos que naturalmente consomem muitos dados. Procure usar apenas quando contar com uma conexão WiFi).
  • YouTube (Também conta com vídeos de alta qualidade e duração variável e, por isso, também consome muitos dados).
  • Google Mapas (Precisa carregar muitos mapas e outros dados durante o uso. Procure carregar os mapas em modo offline para gastar menos dados durante o deslocamento).

Compartilhe