Como desbloquear a tela do smartphone sem usar o botão liga / desliga

Compartilhe

Você está cozinhando, realizando uma neurocirurgia ou em alguma outra atividade manual. Aí, o telefone avisa que chegou uma mensagem ou uma chamada importante, e você precisa ligar a tela para ver qual é a interação que acabou de chegar.

O que você faz?

Existem diferentes formas de ligar a tela do smartphone sem precisar recorrer ao botão de liga/desliga. Nem todas dispensam o uso das mãos, mas ao menos são alternativas válidas para quem não pode pegar o smartphone e ativar a tela de modo convencional.

 

 

 

Use o desbloqueio biométrico

 

É o modo mais utilizado nos dias de hoje para desbloqueio do smartphone. Também é uma das formas mais seguras para manter os seus dados distante de olhares indiscretos.

O recurso não só é útil para desbloqueio do smartphone em si, como também protege outros apps e recursos, como por exemplo aplicativos bancários e, é claro, o WhatsApp.

No iPhone, além do Touch ID, você tem o Face ID, que também se vale da biometria (identificando detalhes do seu rosto) para desbloquear a tela. E, nesse caso, você nem precisa pegar o smartphone com as mãos para funcionar.

 

 

 

Botão virtual

 

Se o seu smartphone ainda conta com um botão físico de home e desbloqueio e esse botão não funciona mais, é possível colocar um botão virtual para executar a mesma função.

Ele não substitui exatamente o botão de liga / desliga, mas ao menos permite essa interação com o sistema operacional, melhorando a experiência de uso em caso de problemas físicos.

 

 

 

Ações inteligentes

 

Algumas ROMs customizadas de diversos fabricantes contam com recursos onde a interação do usuário com o telefone resulta na ação de ligar a tela sem recorrer a qualquer botão.

Por exemplo, o “levantar para ativar” ou o “duplo toque para ativar” tende a ser mais prático para ligar a tela rapidamente e ver as notificações recebidas.

Em alguns casos, é o gesto natural que você já ia fazer para verificar as notificações do telefone. Por isso, vale a pena deixar esses recursos ativos e devidamente configurados.

 

 

 

Diga “OK, Google”

 

Esse recurso funciona até quando você não quer.

A grande maioria dos smartphones Android contam com o Google Assistente. Por isso, um simples “OK, Google” pode ativar a tela do dispositivo.

Isso pode ser muito útil naqueles momentos em que queremos fazer uma pesquisa rápida no Google e não queremos digitar no smartphone.

Também vale a pena quando queremos uma forma para desbloquear o dispositivo usando um comando de voz… para impressionar amigos e familiares.

 

 

 

Softwares de terceiros

 

Alguns softwares disponíveis na Google Play Store permitem que você realize interações com o smartphone dispensando o uso do botão de liga desliga e até mesmo sem precisar interagir com a tela.

Basta você fazer uma pesquisa na loja, e com certeza você vai encontrar algum que vai atender as suas necessidades.

 

 

 

Leve em consideração que…

 

Com exceção de todos os métodos que efetivamente precisam da intervenção física do usuário (biometria pela digital, ações inteligentes, etc), todos os demais podem ligar a tela sem maiores problemas.

Porém, para que os métodos funcionem, você precisa ter configurado um método de bloqueio (senha, padrão, etc) antes de qualquer recurso configurado.

E essa barreira de segurança precisa ser superada para que o usuário tenha acesso a todos os demais recursos do smartphone. Caso contrário, qualquer pessoa poderia desbloquear o seu dispositivo a qualquer momento.


Compartilhe