Compartilhe

Por padrão, o Windows 10 inclui uma grande quantidade de animações, que tornam o sistema operacional mais atraente na sua parte estética. Porém, essas mesmas animações podem causar lentidão na execução de tarefas se o seu hardware não for dos mais modernos.

Muita gente prefere priorizar o desempenho e abrir mão dessa beleza visual toda. Muitos usuários simplesmente não precisam ter essas frescuras todas, e só querem um computador que funcione bem e de forma mais ágil na maior parte do tempo.

Nesse post, mostramos dois truques simples para desativar os efeitos visuais do Windows 10, e dessa forma obter um melhor desempenho no seu computador.

 

 

Desativando todas as animações do Windows 10

Um pouco escondido no menu de Acessibilidade, o Windows 10 inclui uma opção que elimina por completo todas as animações do sistema operacional. Vá até a Central de Acessibilidade (você pode encontrá-lo digitando a frase no buscador do Windows) e selecione a opção Desativado em Mostrar as Animações do Windows.

Dessa forma, todas as animações e transições do sistema operacional serão desativadas, e você terá um software mais limpo e funcional, com transições diretas entre os elementos.

 

 

Personalizar a desativação das animações

Se a primeira opção é muito radical para as suas necessidades diárias, saiba que existe um plano B.

Vá em Configurações Avançadas do sistema, depois em Desempenho, e acesse uma janela onde é possível desmarcar as animações que você quiser. Você também pode permitir que o Windows 10 escolha por você, clicando em Ajustar Para Obter o Melhor Desempenho, e clicando em Aplicar.

De um modo geral, desativar as animações entrega bons resultados em equipamentos com placa gráfica de memória compartilhada, uma vez que isso libera recursos para tarefas que são mais importantes para o bom funcionamento do sistema operacional.

Os computadores com baixa quantidade de RAM também são beneficiados com essa mudança, apesar do fato do Windows 10 ser extremamente otimizado para funcionar bem em equipamentos com configurações mais modestas.


Compartilhe