O leitor de digitais existe para reforçar a segurança do usuário no uso do smartphone em situações específicas, como nas autenticações de acesso a sites e credenciais bancárias, além de respaldar transações financeiras ou operações sensíveis.
Porém, não é sempre que queremos usar isso. Por exemplo, manter o leitor de digitais ativo em standby fará com que as notificações recebidas se tornem visíveis para qualquer pessoa. Um simples pressionar no botão de liga/desliga do dispositivo, e pronto: sua esposa vê as mensagens recebidas por aquela secretária que está te dando mole no escritório.
Vamos conversar um pouco sobre isso neste post.
Por que desativar o leitor de digitais no smartphone?
Ao desativar o leitor de digitais na tela de bloqueio, as notificações só são exibidas até que o usuário digite a senha de bloqueio. O mesmo acontece quando pressionado o botão de liga/desliga do telefone.
Por outro lado, desabilitar o leitor de digitais na tela de bloqueio também permite que outra pessoa utilize o telefone para chamar os serviços de emergência sem a necessidade de usar a sua digital para isso.
Neste post, vamos mostrar como você pode remover as configurações de leitor de digitais na tela de bloqueio do smartphone. Lembrando que este ajuste é temporário, ou seja, tão logo alguém digite a senha do dispositivo, e o bloqueio pela digital volta a ser efetivo.
No Android
- Acesse as configurações do seu smartphone.
- Agora, você deve procurar a opção Segurança e localização entre as seções que vê na tela.
- Entre nas configurações da tela de bloqueio.
- Entre as opções disponíveis, procure pelo item Mostrar opção de bloqueio. Você deve ativar o controle deslizante à direita.
- Para verificar o seu funcionamento, pressione de forma contínua o botão de liga/desliga do telefone, e verifique se a opção Bloquear aparece no menu de opções.
Já no Android 11 ou superior, as opções mudam um pouco:
- Vá em Configurações.
- Clique na guia Tela > digite a opção Bloquear.
- Ative o interruptor Mostrar opção de bloqueio.
- Então, se você pressionar e segurar o botão liga/desliga, será apresentada a opção Bloquear.
- Ao clicar neste botão, você só pode desbloquear o smartphone com a senha do celular.
No iPhone
O recurso começou a se fazer presente a partir do iOS 11, mas apenas os usuários que contam com o botão central dos antigos modelos do iPhone com Touch ID poderão utilizar a funcionalidade.
Se este é o seu caso, siga os passos abaixo para desativar temporariamente o Touch ID no iPhone:
- Pressione o botão de bloqueio ou liga/desliga no iPhone até cinco vezes.
- Nesse momento, será exibido um menu no qual veremos a opção de desligar o dispositivo e o SOS de Emergência (se você não conseguir que ele apareça, vá para Configurações > SOS de Emergência > desative a opção Chamada pressionando 5 vezes).
- Pressionar o botão liga/desliga 5 vezes desativará temporariamente o Touch ID no iPhone.
Para reativar o Touch ID, o procedimento é o mesmo do Android: digite a senha do iPhone. Ou simplesmente ative a opção de chamada pressionando cinco vezes o botão de liga/desliga/bloqueio de tela.