Como desativar os pedidos de avaliação in-app no iPhone

Compartilhe

Se você sempre se incomodou com os irritantes pedidos de avaliação dentro dos aplicativos no iPhone e deseja acabar com esse inferno na sua vida de uma vez por todas, hoje é o seu dia de sorte. Nesse post, vamos ensinar a entregar um pouco de paz na sua vida, desativando tais notificações.

Com certeza você instalou algum aplicativo que, em algum momento, pediu a sua avaliação sobre o funcionamento do mesmo (normalmente pedindo cinco estrelas pela avaliação). A prática é legal, mas sumariamente irritante, já que tais alertas aparecem sem prévio aviso, interrompendo alguma atividade de momento.

Pode até ser que você aguenta essas notificações sem maiores problemas, pois você atingiu um nível de Nirvana (não estou falando da banda grunge dos anos 90) que a maioria das pessoas normais não conseguem alcançar. Mas você é uma exceção da regra: a maioria acha a prática como algo totalmente detestável.

Para evitar que isso aconteça, o iOS oferece uma função que desativa os pedidos de avaliações in-app. Dessa forma, é você quem decide se vai avaliar ou não o aplicativo, indo por conta própria na loja de aplicativos, sem que o aplicativo envie avisos desnecessários ou recomendações para que você faça essa avaliação.

Aliás, eu conheço muitas pessoas que utilizam justamente as notificações in-app pedindo pela atualização para classificar todo o aplicativo com uma estrela. E nem dá para reclamar da nota depois, pois dá para entender a mente da pessoa. Ninguém merece esse tipo de aborrecimento nos aplicativos.

 

 

 

Como desativar os pedidos de avaliação dentro dos apps no iPhone

 

Os pedidos de avaliação in-app são os avisos que aparecem dentro dos aplicativos, convidando o usuário a avaliar o aplicativo em questão com cinco estrelas. Em muitos casos, esses avisos são completamente aleatórios, ou no caso dos jogos, normalmente aparecem quando alguma partida chega ao fim. E até que o aplicativo seja avaliado por nós, o aplicativo (e seus alertas) não nos deixam em paz.

Apesar dos aplicativos enviarem os alertas para avaliação, não é possível configurar dentro desses apps a exibição dessas mensagens. O que é um problema enorme para muitas pessoas. Isso só pode ser feito através dos ajustes do iPhone.

A boa notícia é que a Apple permite desativar as irritantes petições de avaliação em poucos passos. A má notícia é que o processo de descoberta da localização do recurso não é dos mais intuitivos, já que os avisos dependem dos próprios aplicativos.

Para desativar as petições, basta seguir os passos abaixo:

 

1) Vá nos Ajustes do iPhone
2) Acesse iTunes Store e Apple Store
3) Vá em Avaliações dentro do app
4) Desative o recurso

 

Pronto. Depois que você desativar essa função, não serão exibidos os avisos nas avaliações instaladas. Ou seja, poucos passos podem banir do mapa os pedidos de avaliações. É uma dica simples, mas bem útil para acabar com algo muito irritante, oferecendo um pouco de paz para muita gente.

Se você achou a dica desse post interessante, compartilhe o artigo para outras pessoas que podem nesse momento estar procurando por um pouco de paz de espírito sem as notificações nefastas.


Compartilhe