Compartilhe

O Windows Defender, antivírus da Microsoft, tem presença no Windows 10 desde o seu lançamento, e mesmo sendo uma boa ferramenta, também apresenta falhas no seu motor de proteção antimalware, o que pode deixar os usuários vulneráveis ou até afetar a inicialização do sistema.

Para quem quer desativar o Windows Defender, a forma mais simples é instalar outro antivírus. Porém, não é possível eliminar a solução da Microsoft de forma permanente ou desinstalar o seu motor por completo. Bom, não dá pelo menos de forma simples.

Você pode ter vários motivos para remover por completo o Windows Defender, mas tenha em mente que, ao fazer isso, você está se expondo a vários riscos de segurança se não tiver um programa alternativo.

Para quem quer seguir em frente na missão, explicamos nesse post como desativar o Windows Defender em qualquer versão do Windows 10.

 

 

Como desativar o Windows Defener no Windows 10

Você pode usar as diretivas de grupo local, a menos que você utilize o Windows 10 Home, que vai precisar mudar o Registro do Windows. Falamos sobre isso mais adiante.

Se você usa o Windows 10 Pro, Enterprise ou Education, pode seguir esses passos:

1. Abra o menu Iniciar e digite “editar diretiva de grupo”, e pressione Enter. Ou pressione as teclas Windows + R e escreva na caixa de comando “gpedit.msc” (sem aspas).
2. Na janela do editor de diretivas, vá até a rota que indica o Antivírus do Windows Defender, dentro de Componentes do Windows.
3. Do lado direito da janela, selecione a opção que desativa o Windows Defender com um duplo clique.
4. Na janela emergente, marque a casa Habilitada, clique em Aplicar e depois em Aceitar.
5. Reinicie o computador para aplicar as mudanças.

 

Essas mudanças podem ser revertidas seguindo exatamente os mesmos passos, alterando de Desabilitada para Não configurada.

No caso do Windows 10 Home, é preciso alterar o Registro do Windows, e o processo é um pouco mais complicado e arriscado. Logo, recomendamos que você crie um ponto de restauração antes de começar o procedimento.

1. Pressione a tecla de Windows + R e digite regedit na casa de comandos.
2. No editor de registro, navegue até a seguinte rota: HKEYLOCALMACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender.
3. Faça clique com o botão direito sobre a pasta Windows Defender e selecione Novo > Valor de DWORD (32-bit).
4. Clique com o botão direito sobre o novo valor, mude o seu nome de valor para DisableAntiSpyware e pressione Enter.
5. Clique com o botão direito sobre DisableAntiSpyware e selecione Modificar. Mude o número de informação de valor de 0 para 1 e clique em Aceitar.
6. Reinicie o seu computador.

 

As mudanças podem ser revertidas seguindo os mesmos passos, bastando apagar o valor DWORD DiasableAntiSpyware que você criou.


Compartilhe