Fato: todo mundo está utilizando o ChatGPT para as mais diferentes tarefas.
Eu mesmo reconheço que alguns dos artigos do TargetHD.net são otimizados pela IA da OpenAI, e não vejo problema algum em economizar o meu tempo com esse recurso.
O grande problema é que os usuários mais preocupados com a privacidade contam com o legítimo direito de desejar obter uma maior privacidade em relação ao uso do serviço.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode aumentar a sua privacidade no ChatGPT, utilizando um novo recurso que a OpenAI integrou recentemente na plataforma.
Em nome da privacidade, e para evitar problemas legais
Para reforçar a segurança dos dados dos usuários (e para tentar se prevenir de eventuais problemas legais em alguns países – também), a OpenAI está trabalhado para fornecer opções de privacidade mais robustas na sua plataforma de IA conversacional.
Uma nova atualização do ChatGPT agora permite que os usuários desativem o histórico de bate-papo e desabilitem o uso de seus dados para treinar e melhorar modelos de IA.
Isso significa que as conversas serão retidas por 30 dias e, em seguida, excluídas permanentemente do sistema OpenAI. Essa é a forma que a empresa encontrou para demonstrar o seu compromisso com a segurança e a proteção dos dados dos usuários, além de reforçar o seu compromisso em seguir melhorando essas medidas de segurança conforme o ChatGPT evolui com o tempo.
A partir de agora, vamos mostrar o passo a passo para configurar o ChatGPT para que o histórico de bate-papo não seja mais armazenado na conta do usuário.
Acesse sua conta ChatGPT
Para começar, acesse sua conta ChatGPT na plataforma da OpenAI.
Acesse as configurações do ChatGPT
No canto inferior esquerdo da tela, clique nos três pontos ao lado do seu endereço de e-mail. Em seguida, clique em “Configurações” na lista de opções que aparece.
Acesse o controle de dados
Uma nova janela de configurações será aberta. Clique na opção “Controle de dados”, que está localizada na barra lateral esquerda.
Desative o histórico de bate-papo
Na seção “Controle de dados”, você encontrará a opção “Histórico de bate-papo”. Clique no botão para desativá-lo. Isso impedirá que o histórico de bate-papo seja armazenado e usado para treinar e melhorar os modelos de IA.
Confirme a desativação
Uma janela de confirmação será exibida, solicitando que você confirme a desativação do histórico de bate-papo. Leia atentamente as informações apresentadas e clique em “Desativar histórico de bate-papo” para confirmar sua escolha.
Depois de confirmar a desativação do histórico de bate-papo, o recurso será desativado e suas conversas não serão mais armazenadas para fins de treinamento e melhoria deste modelo de IA. O conteúdo compartilhado com o ChatGPT será retido apenas por 30 dias para fins de monitoramento de abusos e, em seguida, será excluído permanentemente do sistema OpenAI.
Reversão da decisão
Se você decidir reativar o histórico de bate-papo, você pode fazer isso a qualquer momento. Basta retornar às configurações de controle de dados e clicar no botão “Ativar histórico de bate-papo”. Isso permitirá que suas conversas sejam novamente armazenadas para fins de treinamento e melhoria dos modelos de IA.
Isso resolve o problema?
Na prática, não.
Manter os dados por 30 dias ainda permite que o ChatGPT seja treinado e melhorado a partir dos seus dados. O mundo perfeito pede que essas interações sejam deletadas de forma imediata, tão logo o usuário saia de sua conta ou feche a janela do navegador.
Vamos ver como as legislações ao redor do mundo vão interpretar essa iniciativa da OpenAI. É sim melhor do que nada, mas não chega perto de ser o ideal para realmente garantir a confidencialidade e proteção das interações dos usuários com o ChatGPT.