Compartilhe

O Google Assistente pode ser útil para muita gente, mas pode ser um aborrecimento para outros tantos. Em algumas vezes, ele apresenta um ‘falso positivo’, quando entende um ‘OK, Google’ quando você nem chegou perto de falar isso.

Nesse post, mostramos como você pode desativar o Google Assistente no smartphone Android de forma simples.

 

 

Como desativar o Google Assistente no Android

Primeiro, entre no aplicativo do Google no Android. Para isso, veja a caixa de aplicativos do seu dispositivo e clique no app Google, no ícone de um G em maiúscula. Uma vez dentro do aplicativo, clique na opção Mais na barra inferior, e vai abrir um menu com várias opções. Nesse menu, clique na opção Ajustes para entrar na configuração do Google.

Esse é um passo redundante, mas necessário. Em Ajustes do Google, vá na seção Assistente do Google, e clique na opção Ajustes para acessar a configuração específica do Google Assistente.

Uma vez nos ajustes do assistente, nas abas que aparecem abaixo do seu nome, clique sobre a aba do Assistente. Vai aparecer várias opções relacionadas com o funcionamento do Google Assistente. Procure a seção Dispositivos Com Assistente, e clique sobre o item Telefone, que é a opção específica ao smartphone que você está utilizando naquele momento.

E aqui está. Com esse último passo, você pode acessar a configuração do assistente no seu telefone, e tudo o que resta aqui é desabilitar a opção do Google Assistente para que o mesmo fique desativado. E quando você disser “OK, Google”, ele não vai responder.

 

 

Desative o botão do assistente

Quando você mantém pressionado o botão de início ou o do ícone do círculo no Android, no seguindo seguinte ele vai executar o Google Assistente. Esse é outro item que pode ser desativado.

Entre nos Ajustes do Android, a partir do ícone da roda dentada ou em qualquer outro acesso direto do telefone. Uma vez dentro desse iten, clique em Aplicativos e Notificações (se você não vê esse item, vá na busca e digite apenas Aplicativos), pois nesse item é preciso realizar mudanças nas configurações.

Uma vez dentro, entre em Ajustes Avançados, que está disponível abaixo de Permissões de Aplicativo. Depois, clique na opção Aplicativos Padrão. Agora, clique na opção Assistência e Entrada de Voz, pois é nesse item que vamos fazer a mudança que precisamos.

Agora, clique na opção Aplicativo de Assistência. Vá direto no texto e não na roda dentada da direita, uma vez que ela leva você para outras opções. O aplicativo de assistência é o que se executa quando você mantém o botão de início pressionado.

E pronto. Tudo o que você precisa fazer agora é desabilitar o Google como aplicativo de assistente. Se você tiver outras alternativas, pode escolher uma delas, ou optar por nenhum assistente. E a partir de agora o Google Assistente também está desativado por esse método.


Compartilhe