Muitas pessoas não sabem, mas um dos maiores vilões no consumo de espaço de armazenamento nos smartphones é o WhatsApp. O que faz todo o sentido, já que este é o aplicativo mais utilizado diariamente, e aquele que mais envia e recebe arquivos no telefone.
O aplicativo salva automaticamente fotos e vídeos recebidos nas mensagens de outros usuários ou grupos, ocupando espaço de armazenamento no smartphone, o que é especialmente problemático para quem tem pouca memória.
Neste artigo, vamos explicar as implicações dessa prática de armazenamento constante, e o que você deve fazer para impedir que o WhatsApp faça o download automático de mídia no telefone.
Por que esse recurso existe
O download automático no WhatsApp tem como principal objetivo facilitar o acesso a arquivos, pois permite que o usuário visualize a mídia de forma automática, na hora que o arquivo é recebido na conversa.
De alguma forma, é um recurso que melhora a experiência de uso para a maioria das pessoas. Por outro lado, pode resultar em acúmulo de conteúdo indesejado.
Desativar o download automático de mídia no WhatsApp entrega ao usuário o poder de decisão sobre o conteúdo que será salvo no dispositivo.
É você quem escolhe manualmente quais mídias deseja baixar, de acordo com os seus interesses ou necessidades.
E a partir de agora, mostro como você pode desativar o download automático de fotos e vídeo no WhatsApp, nos dois principais sistemas operacionais.
No Android
- Abra o WhatsApp e toque nos três pontos no canto superior direito.
- Vá em Configurações > Armazenamento e Dados.
- Ajuste as opções de download automático para fotos, vídeos, áudios e documentos conforme desejado.
No iPhone (iOS)
- Acesse as Configurações no WhatsApp.
- Selecione Armazenamento e Dados.
- Desative o download automático nas seções de Fotos, Vídeos, Áudio e Documentos.
Com essas configurações, você mantém sob controle os conteúdos salvos no telefone, além de organizar melhor a sua galeria de imagens.
O principal benefício desse recurso é a otimização do armazenamento interno do smartphone, garantindo dessa forma um maior controle sobre os arquivos recebidos.
É claro que o recurso não faz milagres. Como você continua salvando fotos e vídeos recebidos no WhatsApp, é você quem precisa ter um controle sobre o espaço de armazenamento livre no dispositivo.
Logo, manutenções preventivas para eliminar os conteúdos que não são mais necessários passam a ser parte de sua rotina mensal (pelo menos).
Mas ao menos você terá uma pequena folga para não superlotar o smartphone de vídeos de memes ou mensagens de “bom dia” que todos os dias são compartilhadas nos grupos.