As atualizações são necessárias em qualquer tipo de software, pois melhoram a estabilidade, a segurança e incluem novas funções ao programa.

A grande maioria dos desenvolvedores querem que as atualizações sejam entregas aos usuários finais o quanto antes possível e, se possível, de forma automática. Mas em alguns momentos preferimos que um aplicativo seja atualizado de surpresa.

Além disso, muitos querem evitar que o aplicativo mude muito ou deixe de funcionar como esperado, ou que o software não seja compatível com o nosso sistema.

Hoje, vamos descobrir como impedir essa atualização automática dos aplicativos no Android e iOS.

No iOS

O iOS adicionou as atualizações automáticas há quatro anos, dispensando o download e instalação das atualizações uma a uma. Elas eram aplicadas automaticamente conforme elas chegavam.

Agora, para evitar que o iPhone ou iPad atualizem automaticamente os aplicativos antes que possamos verificar as mudanças e de acordo com a nossa permissão, é preciso ir aos Ajustes do iOS.

Vá até a opção iTunes Store e App Store, e busque as opções de configuração da loja de aplicativos da Apple.

Lá, você vai ver o item Downloads Automáticos. Desative o serviço para o item Atualizações. Você também pode decidir se esse item pode ou não usar os dados móveis. Se está desmarcado, as atualizações só serão baixadas quando o smartphone estiver conectado em uma rede WiFi.

Qualquer atualização de aplicativos terá que ser feita de modo manual com esse ajuste. Para isso, você precisa ir na loja de aplicativos, ir em Atualizações e escolher entre atualizar tudo ou atualizar um a um dos apps para baixar e instalar as atualizações.

No Android

No Android, as atualizações automáticas existem desde 2011. E para evitar tal recurso, vá na loja de aplicativos Google Play e acesse o menu lateral, escolhendo o item Ajustes.

Depois, vá em ‘atualizar aplicativos automaticamente’, e você vai encontrar três opções. Escolha entre ‘não atualizar aplicativos automaticamente’ para bloquear as atualizações automáticas, ou ‘a qualquer momento’ ou ‘apenas via WiFi’, se quiser manter essas atualizações.

Com tais truques, você evita ficar sem usar um aplicativo quando mais precisamos, e reassume o controle do que queremos atualizar exatamente quando queremos.