Gmail Go Google Play Store Android - Como desativar a permissão de leitura de e-mails do Gmail por aplicativos de terceiros

Ficamos sabendo recentemente que os seus e-mails do Gmail podem ser acessados por alguns desenvolvedores, muito em parte porque muitos usuários não entendem ou não sabem que deram o direito aos developers em fazer isso.

A Google tenta tirar o corpo fora, afirmando que todos os desenvolvedores que solicitam tais dados passam por um filtro para comprovar a legitimidade do trabalho. Mas ninguém gosta de saber que mais alguém está lendo os seus e-mails, certo?

As permissões são concedidas quando instalamos aplicativos e add-ons que solicitam acesso à conta Google. Antes de aceitar os termos, o app pergunta se permitimos o acesso a algumas informações.

Na maioria dos casos, os sites só precisam do seu e-mail. Mas em casos pontuais, pedem acesso aos contatos e, em raros casos, aos seus e-mails. Como a sua privacidade é algo importante, os passos a seguir mostram como você pode desativar todos os aplicativos que utilizam esse acesso aos seus e-mails.

Clique nesse link para acessar as definições de sua conta Google. Aqui, você vai ver todos os aplicativos que solicitam informações e quais informações pede. Para isso, vá em Aplicativos com acesso à conta. Depois, clique em Gerenciar Aplicativos e remova o acesso à leitura dos seus e-mails.

Faça isso em todos os aplicativos que achar conveniente. E pronto: um problema grave que a Google deveria resolver, mas que deixa tudo na mão do usuário, e normalmente do modo mais difícil.