Como desativar a câmera no Facebook para iPhone

Compartilhe

Nos últimos dias, mais uma inquietante informação sobre o Facebook e o seu péssimo hábito de ter pequenos (grandes) problemas com brechas de privacidade foi revelada ao grande público. Vários veículos de tecnologia e especialistas em segurança digital revelaram que o o aplicativo da rede social estava abrindo a câmera dos usuários no iPhone, sem a prévia autorização do usuário.

Nem é preciso me alongar nessa parte. Mais uma vez, a rede social de Mark Zuckerberg está envolvido em mais um problema que ameaça a privacidade dos usuários. Não chega a ser uma surpresa esse problema aparecer com os smartphones da Apple, ao mesmo tempo que nos perguntamos: até quando isso vai acontecer?

Ao que parece, o Facebook já reconheceu o problema e trabalha para solucioná-lo, o que não é mais do que a obrigação de uma gigante de tecnologia. Mas enquanto soluções definitivas não são anunciadas, você pode tomar providências por conta própria e garantir um pouco mais de privacidade (sempre que possível, uma vez que não dá para garantir uma privacidade total dos dados em nenhum dos serviços hoje controlados por Mark Zuckerberg).

O mundo perfeito pede que você desinstale do seu iPhone o aplicativo do Facebook (melhor ainda seria sair da rede social de uma vez por todas), mas como o mundo perfeito não existe (porque bem sabemos que muita gente não vai fazer isso porque não pode ou porque não quer), apresentamos nesse post uma solução temporária.

 

 

Como impedir que o Facebook fique bisbilhotando você pela câmera do iPhone

 

 

É uma solução bem simples, mas funcional. Não resolve o problema de uma vez por todas (e isso passa pelo trabalho de Apple e Facebook para contornar a situação), mas ao menos ameniza de alguma forma.

Para isso, no iPhone, vá em Configurações > Privacidade > Câmera. No slider que mostra o Facebook, ele deve estar desligado. Dessa forma, você obtém um pouco de paz mental, ao mesmo tempo que não será possível utilizar as funções de câmera do aplicativo na rede social.

Não é a melhor solução, mas aí cabe a você priorizar o que é o mais importante para a sua vida digital.

 

https://youtu.be/poBUtIaGqHQ


Compartilhe