TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como “desaparecer” no Google Mapas | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como “desaparecer” no Google Mapas

Como “desaparecer” no Google Mapas

Compartilhe

Gostar do Google Mapas e usar esse aplicativo todos os dias não significa que eu concordo com tudo o que ele faz. E até entendo que o aplicativo precisa dos meus dados para me oferecer uma melhore experiência de uso.

Porém, em alguns momentos pontuais, eu não quero que o Google Mapas saiba onde estou o tempo todo. Isso é invasivo e pode ser prejudicial para outras pessoas que estão comigo em locais, digamos, mais “reservados”, se é que você me entende.

Neste post, vamos mostrar como você pode impedir que o Google Mapas fique coletando as suas informações de localização o tempo todo.

 

 

 

Como se transformar em um fantasma no Google Mapas

O objetivo aqui é aumentar a privacidade do usuário.

Não só o Google Mapas coleta dados do usuário o tempo todo. O smartphone como um todo é um verdadeiro devorador de informações, e normalmente os usuários não contam com o controle disso.

Por mais que a desculpa do Google seja para melhorar a experiência de uso e deixar o Mapas mais eficiente, essa coleta de dados indiscriminada pode não agradar aos mais preocupados com a privacidade. E todo mundo sabe que a gigante de Mountain View adora coletar dados para vender essas informações pessoais para empresas de publicidade.

Neste sentido, vamos mostrar como você pode ajustar o seu smartphone para obter um maior controle sobre a coleta de dados no Google Mapas. Essas configurações podem ser ajustadas tanto no Android como no iPhone (iOS).

 

 

 

No Android

  • Abra o aplicativo do Google Mapas e toque na sua foto de perfil, localizada no canto superior direito da interface.
  • Escolha o item Gerenciar a sua Conta Google.
  • Agora, toque na opção Dados e Privacidade.
  • Na seção para Configurações do Histórico, toque em Histórico de Localização, e desative este item.

 

 

No iPhone (iOS)

Além de desabilitar a configuração do histórico de localização do Google Mapas (utilizando os mesmos passos já indicados no processo para smartphones Android), você tem uma alternativa para desativar esse recurso dentro do próprio aplicativo de mapas.

  • Abra novamente o Google Mapas e toque na sua foto de perfil.
  • Agora, toque em Configurações.
  • Nas opções disponíveis, entre em Informações, Termos e Privacidade.
  • Nesse item, desative a configuração Coletar Dados de Localização.

 

 

 

Conclusão

Antes de terminar, é importante ressaltar que você ainda tem à sua disposição o modo de navegação anônima no Google Mapas. Esse recurso ainda coleta dados sobre a sua experiência de navegação, como locais que você visitou ou pesquisou e informações sobre pontos turísticos de interesse, mas ao menos o Google não vai registrar que foi você quem realizou essas atividades.

Enfim, você tem algumas alternativas para reforçar a sua privacidade dentro do Google Mapas, o que é sempre algo positivo. É seu direito legítimo evitar que uma empresa deste porte fique coletando uma quantidade enorme de informações de forma indiscriminada e, em muitos casos, para vender esses dados para empresas de publicidade, sem o seu consentimento ou conhecimento.

Ter o direito de controlar o envio de seus dados para outras empresas é algo legítimo. Então, use essa poderosa arma para se respaldar de problemas que podem aparecer no futuro.


Compartilhe