TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como deixar o Instagram “menos TikTok” | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como deixar o Instagram “menos TikTok”

Como deixar o Instagram “menos TikTok”

Compartilhe

Muitos usuários estão reclamando da infeliz decisão do Instagram de se aproximar do “jeito TikTok de ser”, dando uma prioridade maior nos vídeos em formatos curtos e Reels em detrimento das fotos publicadas por nossos amigos e contas que queremos seguir de verdade.

Além disso, o Instagram também adotou o péssimo hábito de impor aos usuários um formato de distribuição de conteúdo totalmente “aleatório”. Na verdade, dá prioridade para as contas patrocinadas ou que geram algum tipo de capitalização para a plataforma.

Existe um truque que pode fazer com que o seu feed do Instagram fique mais com a sua cara e menos do jeito que Mark Zuckerberg entende que seja o melhor para as suas necessidades. E você vai aprender qual é esse truque neste artigo.

 

Você pode escolher a ordem do conteúdo do Instagram

O Instagram conta com um modo de exibição dos conteúdos das contas que você segue na plataforma em ordem cronológica, o que oferece um pouco mais de controle para os usuários sobre os conteúdos que deseja ver. Algo que, sinceramente, não havia motivos para o Meta (aka Facebook) mudar, exceto o simples fato de enviar mais conteúdos patrocinados para nós.

Até 2016, o Instagram enviava os conteúdos em ordem cronológica para os usuários, ou seja, em uma fila ordenada com os conteúdos mais recentes primeiro. Mas o Facebook removeu esse recurso, e todo mundo reclamou porque passou a perder publicações consideradas importantes, como conteúdos profissionais ou de influenciadores.

O coletivo se revoltou contra a decisão, e muitos ameaçaram apagar suas contas no Instagram, o que fez com que a plataforma retornasse com a alternativa de exibição. Seu funcionamento é um pouco diferente daquela que encontramos no Twitter, mas tem o mesmo efeito prático: fazer com que você acompanhe aquilo que mais importa nos conteúdos publicados pelas contas que você segue.

Para colocar o feed do Instagram em ordem cronológica, faça o seguinte:

  1. Abra o Instagram no seu smartphone.
  2. Toque no nome do aplicativo Instagram, que aparece ao lado de uma flecha apontada para baixo, no canto superior esquerdo.
  3. No pequeno menu que vai abrir, selecione a opção Seguindo, para ver todas as publicações das contas que você segue.

Dessa forma, você passa a ver os conteúdos das contas que realmente interessam no seu uso do Instagram, deixando de ver as contas que a plataforma “sugere” ou em formato de publicações patrocinadas. E a melhor parte desse recurso é que você vai ver esse conteúdo em ordem cronológica, do jeito que você sempre quis.

Não é muito difícil acessar essa configuração no Instagram. O único problema é que a plataforma não faz muita questão que você saiba que o recurso existe e pode ser acessado dessa forma. E é por isso que blogs como o nosso existem: para descomplicar essas questões mais “ocultas” do mundo da tecnologia.

 

DICA: marque algumas contas do Instagram nos Favoritos

O Instagram aproveitou o retorno da opção de exibição das contas em ordem cronológica para apresentar uma opção complementar: a Favoritos.

Como o próprio nome dá a entender, você pode usar essa função para marcar algumas contas de sua preferência como favoritas, permitindo a exibição apenas daquelas contas que mais chamam a atenção. É uma funcionalidade bem útil para quem quer reduzir ainda mais o tempo de procrastinação na plataforma e quer ser ainda mais objetivo nos conteúdos a serem visualizados no serviço.

Para adicionar uma conta nos Favoritos, faça o seguinte:

  1. Abra o aplicativo do Instagram.
  2. Toque no nome do aplicativo Instagram, que aparece ao lado de uma flecha apontada para baixo, no canto superior esquerdo.
  3. Agora, selecione a aba Favoritos.
  4. Toque em Adicionar Favoritos, e marque as contas que você deseja incluir neste item.
  5. Se você deseja repetir o processo com outras contas, toque sobre o ícone que aparece na parte superior direita, no local onde existem três linhas com três estrelas.

Simples assim.

Com isso, você pode ver apenas os conteúdos que são os mais relevantes para você no Instagram, e não aqueles que o Meta e Mark Zuckerberg entendem que eventualmente podem ser do seu interesse.


Compartilhe