Como criar uma senha segura, como um especialista em segurança | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como criar uma senha segura, como um especialista em segurança | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como criar uma senha segura, como um especialista em segurança

Como criar uma senha segura, como um especialista em segurança

Compartilhe

Criar uma senha é uma arte. Criar várias senhas diferentes e fortes podem transformar você em um Leonardo da Vinci da segurança digital. E lembrar tantas senhas? Quase impossível, certo?

No final, é o usuário que precisa se proteger, escolhendo uma boa senha. E, principalmente, não cair nas tentações de sempre (ou escolher senhas estúpidas, como 12345 ou senha).

Etay Maor, especialista em segurança, deixa algumas dicas para você criar a melhor senha possível.

 

 

Como criar a melhor senha, segundo um especialista em segurança

 

 

Maor afirma que a senha perfeita não existe. As empresas querem abandonar as senhas porque está cada vez mais fácil par os hackers burlarem esse método.

Mas existe um truque para criar uma senha complexa fácil de ser lembrada: as “frases de senha”. O segredo aqui está na eficiência pela natureza. Senhas longas são complexas, mas fáceis para um computador lembrar e acertar. As frases de senha precisam ser fáceis de memorizar, longas e pessoais para que sejam difíceis de serem decifradas.

Um exemplo prático e de fácil compreensão: se você escolhe uma frase como, por exemplo, “a informática me fascina”, muito melhor para proteger qualquer conta ou o seu computador é pensar em uma senha como “não quero contar uma quantidade infinita de tempo, mas sim uma quantidade não realista de tempo para poder adivinhar a minha senha”.

 

 

E por que uma senha longa é mais difícil de ser decifrada?

 

 

Os algoritmos atuais se valem de uma tática conhecida como “força bruta”. O atacante vai adivinhando combinações de caracteres até encontrar as coincidências. Para um humano, a tarefa é inviável. Mas para um PC, é moleza.

O próprio Maor admite que, para um computador moderno, não leva muito tempo para gerar uma lista com todas as combinações de letras e números possíveis.

Seguindo essa lógica, por que não deixar que um computador crie um senha? Temos vários geradores de senhas competentes na internet, e assim você poderia resolver dois problemas de uma vez, evitando assim de usar a mesma senha para vários serviços.

Porém, seguir todos esses passos não garantem nada. Podemos sofrer um ataque hacker bem severo, e a senha acaba vazando do mesmo jeito. Mas com esses conselhos, fica menos provável o vazamento, e ficamos mais seguros. Ou quem sabe vamos frustrar alguns hackers que vão desistir diante de nossa competência para criar senhas.

 

Via Business Insider


Compartilhe