Compartilhe

As festas de final de ano se aproximam, com as reuniões de família e com os amigos. Sua casa vai ficar cheia de gente, com as suas vantagens e desvantagens. E com certeza muita gente de fora vai usar o WiFi da sua casa. E é bom você ter algumas reservas sobre isso.

Mudar temporariamente a senha do WiFi pode ser uma alternativa, compartilhar a senha via QR Code também, ou ativar o botão WPS para liberar temporariamente a senha para os convidados (meio menos seguro) pode ser a solução. Mas uma forma bem simples para evitar inconvenientes é criar uma rede WiFi de convidados.

A rede de convidados está disponível nos ajustes dos roteadores mais modernos, incluindo os roteadores das operadoras. E esse é um recurso bem simples de configurar. Basta seguir poucos passos para criar uma rede que não compromete o seu WiFi privado.

 

 

Como criar uma rede WiFi exclusiva para convidados

Se os amigos ou familiares são muito próximos, não há problemas em compartilhar a senha do WiFi. Mas é bom ter uma solução específica para quem não é tão próximo de você, pois assim é possível acessar a internet da sua casa sem complicações e comprometimentos à rede principal.

Para configurar o WiFi dos convidados, você precisa fazer o seguinte:

1. Introduza as definições do seu router acedendo ao endereço IP da WAN (normalmente 192.168.1.1).
2. Insira as configurações do seu roteador com os dados do seu roteador. Por padrão, esses dados estão localizados em um adesivo embaixo do dispositivo (é melhor modificar para uma senha personalizada).
3. Vá às definições do seu router e procure algo como “Guest Network”. O seu router tem provavelmente uma opção específica no menu principal de definições.
4. Escolha um nome para a rede (SSID), a senha (deve ser segura) e o método de autenticação (de preferência WPA2). Se as opções lhe permitem bloquear a rede, recomendamos que você escolha essa opção: desta forma, os convidados não terão acesso aos outros dispositivos conectados na mesma rede.
5. É melhor escolher a rede de 2,4 GHz: é a mais compatível. Desta forma, você pode garantir que todos os celulares dos seus convidados poderão acessar o WiFi.
6. Uma vez configurado, você só precisa ativar o WiFi de convidado quando seus amigos e/ou familiares chegarem na sua casa. O resto do tempo, você deve desconectá-la para evitar o problema de acesso não autorizado.

 

A rede WiFi para convidados é uma forma excelente para oferecer internet sem as desvantagens em abrir por completo a privacidade da sua rede. Você pode manter as suas senhas ativas, controla o acesso dos visitantes e pode ativar ou desativar essa rede quando quiser.

E o mais importante: oferece internet sem fio como presente de Natal para os visitantes.


Compartilhe