Compartilhe

O Twitter é a rede social onde o seu principal ingrediente não é a sua capacidade de síntese para resumir o seu pensamento sobre a vida, o mundo, as bobagens publicadas por Donald Trump ou mobilizar a sua fanbase do seu grupo de K-Pop favorito. O que realmente importa na rede social do passarinho azul é a interação com as outras pessoas.

Sem ela, nada disso faz sentido, e nem vale muito a pena ter uma conta na plataforma. Se você não vive sozinho nesse mundo (real), que dirá no mundo virtual. Todo mundo se comunica com todo mundo, e sempre tem aquele grupo de pessoas com quem você conversa mais através das plataformas.

Nos últimos dias, o Twitter está ficando lotado com várias imagens similares ao de um diagrama, onde são exibidas as contas mais próximas de um determinado perfil na rede social. Muitos estão chamando esse tipo de apresentação de Twitter Circle.

Tais círculos de interação são gráficos que mostram os avatares das pessoas ou das contas com as quais você mais está interagindo dentro do Twitter. Ou seja, aqueles perfis para quem você mais responde mensagens, mais dá likes ou mais compartilha os retweets.

Vamos ver como você pode criar um círculo de interação no Twitter, com a ajuda do Chirpty.com, um projeto pessoal do HackerTyper.

 

 

 

Como criar um círculo de interação no Twitter

 

 

O Chirpty é um projeto pessoal do @Duiker101 (aka HackerTyper), que comentou no seu blog como desenvolveu essa ferramenta e como ele acredita que o seu desenvolvimento pode ser um ótimo exercício para qualquer aspirante a programador, além de ser uma solução interessante para os usuários que desejam entender melhor como é a sua atividade dentro do Twitter.

Ele usa a API do Twitter para obter o registro das interações para alimentar um algoritmo que consegue calcular as pessoas com quem você mais interage, se vale de estruturas de dados para obter os resultados e uma renderização de imagem para obter o resultado final. Vale a pena você ler o artigo do HackerTyper para se aprofundar no processo.

Basta então digitar o seu nome de usuário no Twitter para obter o seu Twitter Circle. O site entrega o gráfico sem precisar iniciar a sessão na rede social, muito menos oferecendo qualquer tipo de autorização de acesso aos nossos dados. Simples assim: acesse Chirpty.com, digite o nome de usuário, e todas as informações sobre o nosso círculo de contatos com maior nível de interação são apresentadas de forma imediata.

É importante lembrar que nem sempre é possível produzir o Circle de forma imediata, e que em algumas oportunidades é preciso esperar por alguns minutos para o serviço buscar e analisar os dados no seu modo padrão, ou pagar US$ 0,99 para o desenvolvedor do site para saltar essa fila de espera.

Só me pergunto se vale a pena pagar esse dinheiro por causa de um pouco de falta de paciência em esperar para acessar os dados.

De qualquer forma, esta é uma forma curiosa de saber com quem nos relacionamos com maior frequência na rede social do passarinho azul, onde temos apenas 280 caracteres para expressar os nossos pensamentos e sentimentos.


Compartilhe