Como criar um hotspot WiFi de 5 GHz no iPhone 12

Compartilhe

Que o smartphone pode atuar como ponto de acesso à internet para outros dispositivos, é algo que muita gente já sabe. Aliás, este é um recurso muito útil para quem não quer depender das redes WiFi abertas e desprotegidas.

Mas o que a maioria não sabe é que o iPhone 12 tem um diferencial relevante em relação à grande maioria dos smartphones disponíveis no mercado: o suporte ao hotspot WiFi de 5 GHz, entregando uma conexão sem fio mais potente e estável para trabalhar com o seu notebook ou tablet.

O iOS permite discriminar o tipo de conexão que queremos entregar para outros dispositivo, aproveitando a melhor comunicação para aumentar a produtividade para as tarefas online que vão além da leitura de e-mails e da navegação na web.

Vamos ver neste post como você pode realizar esse ajuste no seu iPhone 12 ou iPhone 12 Pro.

 

 

 

Hotspot WiFi no iPhone 12, com a máxima velocidade

 

 

Criar uma rede sem fio ou Hotspot WiFi de 5 GHz com o iOS é possível a partir dos ajustes gerais do sistema operacional móvel da Apple.

 

  1. No iPhone, vá em Ajustes e toque no item Ponto de acesso pessoal.
  2. Aqui, você verá várias opções disponíveis e relativas a este recurso, como o nome que você vai dar para esta sua rede WiFi móvel e a senha dessa rede.
  3. Um pouco abaixo, você vai encontrar o item “Maximizar a compatibilidade”. Você vai DESATIVAR este item, para impedir que o iOS crie uma rede de 2.4 GHz para conexão dos dispositivos (o item está marcado justamente para que ele seja compatível com a grande maioria dos dispositivos com conectividade sem fio).

 

Com esses ajustes, o iPhone 12 ou iPhone 12 Pro vai criar de forma obrigatória uma rede 5 GHz que, diferente das redes de 2.4 GHz, oferece um alcance menor, o que não é um problema, pois a tendência é que vamos deixar o nosso telefone próximo do notebook ou tablet durante o uso dessa rede.

Por outro lado, a rede de 5 GHz entrega uma velocidade muito superior, permitindo que você realize tarefas um pouco mais pesadas ao utilizar esse hotspot WiFi. E quem utiliza uma conexão 5G no telefone, vai tirar ainda mais proveito desse ajuste.

Antes de encerrar, é importante levar em consideração o alerta que a Apple deixa sobre o uso dessa rede sem fio com 5 GHz:

 

“Se você ativar o seu ponto de acesso pessoal e conecta esse ponto a outros dispositivos, é possível que a conexão fique um pouco mais lenta”.

 

Logo, tenha em mente qual é o tipo de dispositivo que você vai conectar nesse ponto de acesso sem fio, para dessa forma obter a melhor experiência de uso possível com essa dica.


Compartilhe