Como criar um canal no YouTube e enviar o seu primeiro vídeo | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Press "Enter" to skip to content

Como criar um canal no YouTube e enviar o seu primeiro vídeo

Compartilhe

Quem não quer ser youtuber nesse momento, não é mesmo?

Pode não parecer, mas tem muita gente que ainda não sabe como criar um canal do YouTube. E não podemos culpar ou criticar essas pessoas. Ninguém nasceu sabendo nessa vida. Por isso, vamos explicar nesse post como qualquer pessoa pode criar um novo canal no YouTube e enviar o seu primeiro vídeo, de forma simples e descomplicada.

Tudo o que você precisa para ter um canal no YouTube é ter uma conta no Google. Se você tem um e-mail do Gmail, pronto: você tem uma conta no Google. Simples assim. Agora, se você ainda não tem um e-mail do Gmail (o que não é algo tão incomum assim), você também pode criar um de forma bem rápida e simples.

 

 

 

Crie o seu canal do YouTube

 

Primeiro, abra o site do YouTube (óbvio). Nela, clique na sua imagem de perfil no canto superior esquerdo. Se você ainda não iniciou sessão no Google, pode fazer isso depois de abrir esse mesmo menu.

Agora, preste muita atenção no próximo passo.

Apesar do menu indicar a opção Seu Canal, os canais do YouTube não se criam sozinhos. Você precisa fazer isso manualmente. Logo, quando você clicar nesse item, você será redirecionado para a página que efetivamente vai criar o seu canal na plataforma de vídeos.

 

 

A seguir, você deve escrever o nome para a sua conta do YouTube. O sistema preenche esses dados com aqueles que você inseriu ao criar a sua conta do Gmail (ou do Google), mas você pode fazer as modificações de sua preferência de forma manual. Assim, você pode criar um canal de vídeos que está diretamente associado à sua pessoa ou ao seu blog ou site, ou até mesmo ao seu comércio e empresa, independente do seu segmento.

Quando os dados estão preenchidos de acordo com as suas necessidades, clique em Criar Canal. Se você quer utilizar um nome diferente do seu próprio nome (nome artístico, nome de sua empresa) ainda é possível clicando no item “utilizar nome de empresa ou outro nome”.

Digite o nome que você quer para o seu canal onde, nesse caso, não precisa ser o seu nome real. Tome a decisão do nome para o canal sem pressa e de forma sábia, pois é bem difícil modificar o nome de um canal no YouTube depois de criado.

Após a decisão tomada, clique em Criar. De forma prática, o processo vai criar o seu canal no YouTube e uma página no (finado) Google+, além de uma conta de empresa para esse canal.

Você pode clicar em Personalizar Canal para editar o perfil do canal do YouTube, para que o mesmo saia do lugar comum e ganhe alguma personalidade. Pode (por exemplo) modificar a imagem do canal, adicionar uma foto de cabeçalho, inserir a descrição em texto, entre outras opções.

Você pode editar os elementos básicos do canal ao deixar o ponteiro do mouse em cima da sua imagem de perfil e da imagem de capa. Então, aparece o ícone de lápis para a edição desses itens, onde você pode enviar um anova foto. Também é possível editar a descrição do canal.

 

 

 

Como enviar o seu primeiro vídeo para o YouTube

 

 

Agora que o seu canal do YouTube está criado, chegou a parte realmente divertida do processo: enviar um vídeo para a plataforma.

Para fazer isso, basta clicar no ícone de flecha para cima, localizado na parte superior da interface do YouTube. Também é possível fazer isso no seu computador, clicando no ícone de câmera na parte superior direita da plataforma e, no menu que vai aparecer, você escolhe a opção para enviar um vídeo.

 

 

Você será encaminhado para o YouTube Studio, a ferramenta responsável pelo envio de vídeos para a plataforma. Então, é possível simplesmente arrastar os arquivos de vídeo de forma direta para a janela do Studio para que o upload do vídeo comece. Também pode clicar em buscar para localizar os arquivos de vídeos armazenados no HD ou SSD do seu computador.

O vídeo começa a ser enviado e processado automaticamente. Enquanto isso, você pode ir editando as suas informações, escrevendo o título, a descrição, as tags (separadas por vírgulas) e adicionando a imagem de destaque ou thumbnail. Quando tudo estiver pronto, clique em Publicar.

Parabéns! Você criou o seu canal e publicou o seu primeiro vídeo no YouTube!


Compartilhe